Em 2015, a Internet recebeu uma nova polémica. O vestido da mãe de uma noiva suscitou nos utilizadores o debate em torno da cor da peça de vestuário. "Preto e azul ou branco e dourado?" era a questão que se impunha e que recebeu milhares de comentários. À época, a hashtag #TheDress tornou-se popular por toda a Internet, sendo que famosos como Taylor Swift, Kim Kardashian e Justin Bieber também participaram no enigma. Em maio deste ano, o homem que esteve por detrás da publicação viral assumiu os maus tratos à mulher e foi preso por quatro anos e meio, conta a BBC News.
Nove anos depois, surge novamente uma polémica que envolve o mesmo casal, mas desta vez nada tem que ver com as cores da roupa. Keir Jonhston, de 39 anos, é acusado de violência doméstica contra a mulher, Grace Jonhston.
Em 2022, Keir Jonhston tentou estrangular a mulher com as próprias mãos, sendo que foi através de uma testemunha que a tentativa de homicídio foi interrompida, refere o "Correio da Manhã". No entanto, os maus-tratos permaneceram e o homem de 39 anos continuou com as ameaças e tentou mutilar a mulher, que ficou com hematomas no pescoço, sublinha a BBC News.
Os maus tratos à companheira eram recorrentes, sendo que Keir Jonhston chegou a arrastar a mulher pelos cabelos, a isolá-la dos amigos e a controlá-la financeiramente. No tribunal, Grace Jonhston pormenorizou a violência que sofreu ao longo de 11 anos por parte do marido, com quem casou em 2015, refere o jornal "The New York Post".
Ainda no tribunal, Keir Jonhston negou as acusações de que era alvo, porém, em maio, declarou-se como culpado, ao afirmar que agrediu e maltratou a mulher, colocando a sua vida em risco. O homem fica, assim, preso por quatro anos e meio.