Quatro crianças com 13, 9, 4 e 1 ano foram resgatadas da Amazónia colombiana depois de estarem desaparecidas desde 1 de maio, dia em que o avião onde seguiam caiu. A mãe e dois pilotos morreram no local, tendo sido os únicos corpos encontrados. As buscas pelas crianças continuaram.
Tanto locais como soldados procuraram os quatro irmãos desde o dia do acidente. Este sábado, 10 de junho, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou que tinham sido encontrados. "Uma alegria para todo o país! Apareceram, com vida, os quatro meninos que estavam perdidos há 40 dias na selva colombiana", escreveu, no Twitter.
Todos já foram retirados da selva e receberam tratamentos médicos. Andaram semanas na selva, a sobreviverem sozinhos. Depois do acidente, terão saído da aeronave em busca de ajuda. A 1 de maio, foi emitido um alerta por uma falha no motor, que ditou a morte dos três adultos.
A aeronave foi encontrada a 8 de maio na vertical, com a zona frontal contra o chão, entre uma vegetação densa, refere a CNN Portugal. Durante as buscas, foram sendo encontrados objetos que pertenciam às crianças, como uma garrafa e um elástico para o cabelo.
As pegadas também iam sendo registadas, o que levava a que acreditassem que continuavam vivos, ainda que num local habitado por predadores como jaguares e cobras. Por pertencerem a uma comunidade indígena, conseguiram identificar que frutas podiam comer e o que deviam fazer na selva para sobreviver, assim como aponta a BBC. A irmã mais nova completou 1 ano de idade durante o período em que estava desaparecida na selva, refere o G1.