Dois ursos, um tigre, quatro babuínos e veados. Esta foi a contagem da organização Proyecto Gran Simio, que garante que estes animais estão abandonados depois de o Jardim Zoológico de Ayamonte ter fechado há dois meses.
Segundo membros da organização, o Zoo Prudencio Navarro encerrou mas os animais continuam no estabelecimento, enclausurados, com janelas sujas e água estagnada.
A mesma organização decidiu partilhar vídeos e fotografias das condições degradantes em que vivem neste momento os animais.
“As autoridades são as responsáveis por estas condições que ocorrem em vários jardins zoológicos e em centros privados que estão fechados e onde os animais são deixados ao abandono”, afirmou o diretor da organização, Pedro Pozas Terrados, em comunicado.
Membros do Proyecto Gran Simio apresentaram queixa no departamento policial responsável pela proteção da natureza. A polícia de Ayamonte já abriu uma investigação ao caso.
A organização pretende levar os responsáveis a agir rapidamente antes que “algum animal morra ou que haja um acidente sério devido à falta de segurança”.
Existe ainda uma petição a decorrer que já conta com mais de 1.600 assinaturas.