Kane Tanaka celebrou 118 anos no passado dia 2 de janeiro e  é considerada pelo livro de recordes do Guinness a pessoa mais velha do mundo. Ganhou esse estatuto em março de 2019, quando tinha 116 anos.

No que se refere à longevidade, à sua frente apenas se encontra a francesa Jeanne Calment que, em 1997, morreu aos 122 anos e a norte-americana Sarah Knauss de 119 anos que morreu em 1999. Neste momento, Kane Tanaka é a única pessoa viva nascida no ano de 1903, a terceira mais velha da história e mais a velha de sempre da Ásia.

Rainha em Dia de Reis. A Pipoca Mais Doce faz 40 anos e estes são os seus melhores looks
Rainha em Dia de Reis. A Pipoca Mais Doce faz 40 anos e estes são os seus melhores looks
Ver artigo

A idosa vive num lar em Fukuoka, no Japão, onde comemorou o seu aniversário junto dos restantes residentes. Segundo os cuidadores, Tanaka gosta de estudar matemática, jogar jogos de tabuleiro, e de comer chocolate e beber Coca-Cola. Questionada sobre o segredo de sua longevidade, a idosa, que pretende viver até aos 120 anos, respondeu: "Comer uma comida deliciosa e estudar.”

Aos 118, Kane Tanaka está convocada para transportar a tocha olímpica de Tóquio no próximo dia 11 de maio de 2021, quando esta passar na cidade de Shime. Se conseguir cumprir essa tarefa, caso o estado de saúde assim o permita, passará a ser também a pessoa mais velha de sempre a fazer parte deste percurso simbólico. Nesta altura, a idosa terá 118 anos e quatro meses. Até agora, a pessoa mais velha a carregar a tocha foi Aída Mendes nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A idosa tinha 107 e faleceu em 2020, com 110 anos de idade.

Kane Tanaka é a sétima de oito filhos, casou em 1922 com Hideo Tanaka, com quem teve quatro filhos.