Uma mãe solteira, com dois filhos menores, está a enfrentar um dos momentos mais difíceis da sua vida: planear o seu próprio funeral. Depois de dar entrada no hospital devido a uma lesão no ombro, a sua vida ficou de pernas para o ar quando foi diagnosticada com uma doença terminal. A notícia deixou-a destroçada, mas o seu foco está agora em garantir que os filhos têm tudo o que precisam antes de ela partir.
Erika Diarte-Carr, de 33 anos, descobriu que sofria de um carcinoma pulmonar extremamente agressivo, de acordo com o "Daily Mail". Foi diagnosticada no Dia da Mãe de 2022 e, desde então, a sua saúde tem-se deteriorado exponencialmente. Além do cancro, a mulher foi diagnosticada com Doença de Cushing – "pequenos tumores (microadenomas) na hipófise", diz o site da CUF Descobertas.
"Naquele momento, a minha vida e a dos meus filhos mudaram para sempre", explica a mulher, mãe de Ailiyah, de 5 anos, e Jeremiah, de 7. Fisicamente, a doença manifesta-se com um aumento da gordura no tronco com braços e pernas magros, podendo surgir nódoas negras, estrias vermelhas, alterações de humor e sono, bem como diabetes e hipertensão. Foi precisamente isso que lhe aconteceu, a par de dificuldades motoras.
Em setembro, decidiu interromper os tratamentos, visto que não estavam a surtir o efeito desejado. Foi-lhe dito que teria apenas três meses de vida. "Três meses para passar com os meus bebés e entes queridos", lamentou, acrescentando que agora está focada em criar o máximo de memórias que conseguir com os filhos – e, ao mesmo tempo, a preparar tudo para ter um funeral como deve ser e garantir que não lhes faltará nada.
Por isso, criou uma página de GoFundMe, com o objetivo de angariar 5 mil (mais de 4.400 euros) dólares para cobrir as despesas do funeral e no apoio aos filhos após a sua morte. Desde então, a angariação de fundos já ultrapassou mais de 790 mil dólares (mais de 707 mil euros).
“[Os meus filhos] são a minha vida, luz e alma. Os meus filhos são a minha luta e o que me faz continuar", escreveu a mulher na página. Enquanto Erika Diarte-Carr aproveita os últimos meses de vida, a família está a planear uma viagem de campismo e espera que as crianças possam passar pelo menos mais um Natal com a mãe.