Pelo quarto ano consecutivo, Max Verstappen, de 27 anos, é campeão do mundo de Fórmula 1. O piloto neerlandês, da equipa da Red Bull, conquistou o título no passado domingo, 24 de novembro, no Grande Prémio de Las Vegas, nos EUA, sem sequer precisar de ficar nos primeiros três lugares para o conseguir fazer. Com este feito, Max Verstappen junta-se a Sebastian Vettel na lista de pilotos que conseguiram conquistar quatro campeonatos antes de completarem 30 anos.

Kelly Piquet, a Georgina Rodríguez da F1, volta a dar nas vistas. Conheça a namorada de Verstappen
Kelly Piquet, a Georgina Rodríguez da F1, volta a dar nas vistas. Conheça a namorada de Verstappen
Ver artigo

Depois de ter partido em quinto lugar no domingo, o piloto acabou a corrida no mesmo lugar, mas foi o que bastou para se sagrar campeão. Isto porque Max Verstappen já tinha pontos suficientes na competição para o conseguir fazer sem precisar de chegar aos primeiros três lugares, e o facto de Lando Norris, o seu principal rival no campeonato, ter ficado em sexto lugar, um lugar atrás do piloto da Red Bull, bastou para que o feito acontecesse. Ao terminar a corrida, que acabou com o piloto da Mercedes, George Russell, no pódio, Max Verstappen não conseguiu conter a emoção.

"Oh meu Deus, que temporada", disse o piloto à sua equipa através do rádio, enquanto ainda dava voltas na pista. "Quatro vezes... Obrigado, obrigado por tudo equipa", acrescentou. Nas redes sociais, Max Verstappen escreveu ainda que esta temporada tinha sido difícil, devido a todos os contratempos que a equipa sofreu, mas que todo o esforço acabou por, no final, valer a pena. "Uma época com muitos desafios, mas trabalhámos como uma equipa. Estou muito orgulhoso de nós. Isto nunca teria sido possível sem toda a dedicação e esforço de todos na Red Bull. Um enorme obrigado a todos os envolvidos", escreveu.

Max Verstappen iguala, assim, o feito conquistado por Juan Manuel Fangio, na década de 1950, Michael Schumacher, no início dos anos 2000, Sebastian Vettel, na década de 2010, e Lewis Hamilton, que ganhou os quatro anos anteriores à primeira vitória de Max Verstappen, em 2020. Agora, se porventura o piloto neerlandês ganhar o Campeonato Mundial de Pilotos em 2025 (uma vez que na Fórmula 1 existem dois troféus no final da temporada, o do piloto e o de construtores, que, pelas contas, será atribuído à McLaren), Max Verstappen entra na pequena lista de pilotos a conseguirem o pentacampeonato, onde apenas está Michael Schumacher.

A vida do piloto da Red Bull no mundo do automobilismo começou desde cedo, aos quatro anos a andar de kart, uma vez que é filho do ex-piloto de Fórmula 1 Jos Verstappen e da ex-piloto de kart Sophie-Marie Kumpen. Com este passado e pelo seu talento, o jovem neerlandês foi-se destacando ao longo do tempo, passando de competição em competição de ano para ano, tendo chegado em 2014, com apenas 17 anos, à Fórmula 3.

Na altura, assinou com a Red Bull para fazer parte da sua Academia de Pilotos, e foi logo no ano seguinte que a estreia na Fórmula 1 aconteceu pela Toro Rosso, sem sequer ter passado pela Fórmula 2, de acordo com o site oficial do desporto. Aos 17 anos, tornou-se no mais jovem de sempre a participar neste campeonato, e 10 anos depois é tetracampeão.

A sua vida pessoal sempre foi muito privada, sabendo-se apenas que tem uma irmã mais nova, Victoria Verstappen, e que passa muito tempo com a família e os amigos, muitos deles também pilotos de Fórmula 1, sendo que o piloto também não publica muito nas redes sociais sem ser sobre o desporto. No entanto, a sua relação amorosa rapidamente se tornou pública em 2020, quando Max Verstappen e Kelly Piquet, filha do ex-piloto Nelson Piquet, começaram a namorar, e desde aí que nunca mais se separaram. A influenciadora, que é também responsável pelas redes sociais do desporto Fórmula E, tem uma filha, Penélope, e o piloto passou a ser uma das figuras paternas da criança, tendo até um nome especial para ela, "P".

Espreite a fotogaleria.