A atriz britânica Maggi Smith morreu, aos 89 anos. A notícia foi avançada esta sexta-feira, 27 de setembro, dia em que a artista morreu. Quem o disse foi a família da mesma, que frisa que a morte aconteceu no hospital.
"Faleceu pacificamente no hospital na madrugada desta sexta-feira, 27 de setembro. Uma pessoa intensamente reservada, estava com amigos e familiares no final. Deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão devastados pela perda da sua mãe e avó extraordinária", lê-se no comunicado da família, citado pela BBC.
"Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer à maravilhosa equipa do Chelsea and Westminster Hospital pelo cuidado e gentileza incansável durante os seus últimos dias", refere ainda a missiva. "Agradecemos todas as mensagens gentis e apoio e pedimos que respeitem a nossa privacidade neste momento", remata a família.
Aos 89 anos, Maggie Smith foi uma das atrizes mais respeitadas e célebres da sua geração, tendo deixado uma marca no cinema e na televisão com papéis dramáticos e cómicos. Um dos seus papéis mais icónicos é o de Minerva McGonagall na saga "Harry Potter", a professora de Transfiguração da escola de magia de Hogwarts. Também se destacou por ter dado vida a Violet Crawley, em "Downton Abbey".
Ao longo da sua carreira, ganhou vários prémios, incluindo dois Óscares de Melhor Atriz, devido à sua prestação em "The Prime of Miss Jean Brodie" (1969) e em "California Suite" (1978), dois Emmys, um BAFTA, também ele na categoria de Melhor Atriz, e um Tony. A par disto, foi nomeada Dama Comandante da Ordem do Império Britânico (DBE), em 1990.