O autor de novelas brasileiras da Globo, Gilberto Braga, morreu na noite desta terça-feira, 26 de outubro, no hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Gilberto Braga estava internado desde sexta-feira, 22, devido a uma septicemia (infeção generalizada) à qual não resistiu. "Ele foi internado já bem mal, e lá foi constatada uma infeção generalizada", explicou o sobrinho do autor, Bernardo Araújo, ao "G1".
Gilberto Braga começou a carreira no início dos anos 70 e desde então escreveu várias novelas conhecidas da rede Globo. Entre elas está "Corrida do Ouro", de 1974, "Escrava Isaura", que tornou-se um sucesso em 1976 e é ainda hoje um dos maiores êxitos de exportação da Globo, e "Dancin’ Days", em 1978, que estrou em horário nobre no Brasil.
Mais recentemente, títulos como "Paraíso Tropical", de 2008 — que lhe valeu a nomeação para o Emmy Internacional de Melhor Telenovela —, e "Babilónia", lançada em 2015, e que marcou a última produção de Gilberto Braga, marcaram a carreira do autor.
O autor tem sido homenageado nas redes sociais por vários colegas com quem partilhou os sucessos de carreira ao longo dos seus 75 anos, como é o caso da atriz Paolla Oliveira, que refere a perda do homem responsável pela "magia de grandes personagens, vilãs icônicas e boas reflexões em frente à tv", pode ler-se na publicação.
A publicação da atriz remete para a célebre frase que Gilberto Braga dizia: "Eu gosto muito de herói, mas talvez eu escreva melhor os vilões", dizia. Outros continuam a lembrar o legado deixado pelo novelista e uma das cenas mais icónicas da novela "Água Viva", de 1980.
Portugal também ficou marcado pelas histórias criadas por Gilberto Braga. "Escrava Isaura" e "Dancin' Days" foram, ainda na década de 70, das primeiras novelas que o público português viu, na RTP e ainda a preto e branco. A última novela escrita por Gilberto Braga, "Babilónia", foi exibida na SIC em 2015. Em 2012, a estação de Paço de Arcos fez um remake de "Dancin' Days", com Joana Santos, Soraia Chaves e Albano Jerónimo nos papéis principais.