Há 25 anos que Sharon Hughes alimenta a mesma família de raposas. Há algum tempo, começou a partilhar imagens e vídeos nas redes sociais (como TikTok e Instagram) desses momentos, tendo já ultrapassado 90 milhões de visualizações e dez milhões de gostos.
"Estamos na quarta geração de raposas. Lembro-me de alimentar os bisavós", disse, citada pelo "Glasgow Live". A mulher de 56 anos, que vive em Lanarkshire, na Escócia, grita pelas raposas e elas aparecem. Já estão tão habituadas que chegam mesmo a esperar pela comida à porta.
"Comecei a publicar vídeos das raposas a serem alimentadas há uns anos e agora recebo mensagens de todo o Mundo", conta Sharon Hughes. "As raposas são muito amigáveis e trazem-nos presentes como ratos com frequência", adianta, ainda, a rececionista.
Estas raposas recebem restos tipo pizza, salsichas, ovos e frango. Além de as alimentar, a escocesa também trata dos cuidados médicos destes animais. Se perceber que estão com dores ou a coxear, mete analgésico na comida. Já chegou a fazer videoconsultas e a levar uma delas ao veterinário quando foi atropelada.
Cada raposa tem o seu nome, como Twisted, Little Ted, Charles e Dyson. "O Charles chama-se assim por ter aparecido a primeira vez no dia da coroação", explicou a mulher, que tem três gatos e cujo marido, Billy, morreu em maio de 2020, a0s 57 anos, com cancro — e também adorava as raposas.