A 23 de dezembro, uma família brasileira juntou-se para uma refeição, com o mote do Natal. Zeli Terezinha Silva dos Anjos, de 61 anos, preparou um bolo, como já era habitual. Esse bolo acabou por matar três pessoas em Torres, Brasil.

Além de ingredientes como farinha e açúcar, continha arsénio, um metal cinza considerado tóxico. Neste momento, ainda não se sabe se Zeli quis intencionalmente envenenar a família ou se se tratou de um acidente.

Cascais. 3 crianças envenenadas na escola depois de brincarem com armadilha para ratos
Cascais. 3 crianças envenenadas na escola depois de brincarem com armadilha para ratos
Ver artigo

Zeli foi a primeira a ir para o hospital, depois de comer duas fatias do bolo que preparou e ter ficado muito doente. Acabou por sobreviver. O mesmo não pode ser dito das irmãs Maida, 58, Neuza, 65, e da sobrinha Tatiana, 43.

Tatiana e Maida morreram de paragem cardíaca e Neuza do choque depois de intoxicação alimentar, segundo o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, citado pelo "Daily Mail". Das oito pessoas que estavam presentes, apenas uma não comeu bolo.

Outros três membros da família, incluindo Zeli e um rapaz de 10 anos, ficaram doentes e foram hospitalizados depois de comerem o bolo. Depois de terem sido feitos testes ao sangue, encontraram este veneno potente.

Náusea, vómitos e diarreia são alguns dos sintomas que o consumo de arsénio causa. Este metal tóxico foi encontrado no corpo de cada uma das vítimas. Em setembro, o marido de Zeli, Paolo Luiz, morreu de uma suposta intoxicação alimentar.

A polícia ainda está a investigar as circunstâncias destas mortes, e tem andado a entrevistar vizinhos. Um dos amigos da família disse que era um bolo que faziam tradicionalmente todos os anos. Zeli terá dito à polícia que comprou alguns ingredientes na segunda-feira, 23, antes de se juntarem.

As autoridades concluíram que não há registo de disputas na família nem de problemas com heranças. Além disso, encontraram muita comida expirada em casa de Zeli, como uma maionese que expirara há um ano.