Mais de 100 turistas, incluindo um bebé de 15 meses e sete crianças, adoeceram com suspeita de intoxicação alimentar por salmonela no hotel quatro estrelas Izan Cavanna, na Costa del Sol, em Espanha. O surto aconteceu após um almoço buffet, a 23 de agosto, sábado, e levou à hospitalização de várias pessoas, revelou o "Daily Mail".
Entre os sintomas relatados estão náuseas, vómitos, diarreia e febre, com alguns hóspedes a receberem soro nos quartos e a serem transportados em macas pelos corredores do hotel. O bebé e as crianças afetadas foram levados para o Hospital Santa Lucia, em Cartagena. Alguns dos hóspedes apontaram o caso como tendo sido causado por um prato de peixe e uma massa recheada com espinafres servidos no buffet.
Uma hóspede espanhola contou o seguinte: “O hospital deu alta à minha filha de 15 anos quando ela ainda sofria de febre e desidratação. Encontrámo-la sozinha no parque de estacionamento, fraca e tonta. Ela está pior do que estava antes”. Culpa um molho que a adolescente tinha comido com os raviólis de espinafres servidos no buffet, ao almoço de sábado.
Outra hóspede explicou: “A minha amiga começou a sentir-se mal após o almoço. Estava com dores de estômago, e só comeu um iogurte. Achamos que tem que ver com o peixe, porque éramos quatro no almoço, mas ela foi a única a comer peixe. Nós comemos carne e estamos bem”, revelou a mesma fonte.
Vários turistas relataram também que não foram informados sobre os problemas ao chegar ao hotel e algumas famílias com crianças chegaram a abandonar o hotel antecipadamente após apresentarem queixa na receção. Novos hóspedes que chegaram no dia a seguir, 24 de agosto, domingo, ainda almoçaram no buffet do hotel antes de o restaurante ser encerrado.
Os sintomas de salmonela podem surgir entre seis horas a seis dias após a infeção e duram geralmente quatro a sete dias, podendo em casos mais graves envolver diarreia com sangue ou febre alta. O hotel ainda não se pronunciou e não publicou qualquer comentário oficial nas suas redes sociais ou site.