Olena Zelenska, mulher do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi recebida na Casa Branca, nos Estados Unidos, esta terça-feira, 19 de julho, durante uma visita a Washington, onde chegou na segunda-feira, 18. O encontro, o segundo para Olena Zelenska e Jill Biden, que tinham estado juntas a 8 de maio, foi registado numa fotografia publicada pela vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, no Instagram, e a emoção partilhada pela primeira-dama de Joe Biden no Twitter.
“Desde que nos conhecemos no Dia das Mães na Ucrânia, o meu coração permaneceu com a Sra. Zelenska e o povo ucraniano. Naquele dia, também conheci mães e crianças que fugiram da guerra. A coragem deles e a coragem da Sra. Zelenska inspiraram o mundo”, escreveu Jill Biden numa publicação.
Na imagem do momento em que a primeira-dama ucraniana chegou junto do casal Biden, é possível ver Olena Zelenska e Jill Biden abraçadas e Joe Biden a segurar um simbólico ramo de flores com girassóis, flor nacional da Ucrânia.
Entre os abraços, Jill Biden terá dito "é tão bom vê-la de novo", de acordo com a TSF, recordando o encontro que levou a mulher de Joe Biden à Europa Oriental no dia das mães na Ucrânia.
Depois de ser recebida pelo casal, Olena entrou dentro da Casa Branca para uma sessão na qual ouviu como é que o governo dos EUA está a ajudar a Ucrânia, segundo o "The Guardian", país invadido pela Rússia a 24 de fevereiro. Joe Biden já tinha dito que vai apoiar o país "durante o tempo que for necessário".
Horas antes do encontro entre Olena Zelenska e o casal Biden, a primeira-dama ucraniana recebeu da Fundação Memorial das Vítimas do Comunismo o prémio Dissidente de Direitos Humanos, como reconhecimento da luta pela liberdade face à invasão russa.
Esta quarta-feira, 20, irá discursar no Congresso norte-americano, num auditório no Capitólio, sessão que vai contar com todos os membros da câmara e do senado norte-americano.