JP Morgan, um professor de Lincoln, no Reino Unido, participou na edição britânica do concurso “Quem Quer Ser Milionário” britânico e decidiu utilizar a ajuda de casa numa questão relacionada com a língua alemã.
À pergunta "qual destes dias da semana faz parte do fim de semana na Alemanha", as opções eram “donnerstag”, “mitwoch”, “sonntag” e “dienstag”. Perante a questão, que valia mais de 18 mil euros e à qual não sabia a resposta, o jogador decidiu usar a opção de ajuda “Ligar a um amigo”. “A tia da minha mulher vive na Alemanha há mais de 50 anos, a minha mulher já lá esteve algumas vezes”, disse JP que decidiu, então, ligar à mulher, Elizabeth.
No entanto, e para choque do jogador e do apresentador, Jeremy Clarkson, quem atendeu a chamada foi outro homem. O apresentador tentou acalmar JP antes de repetirem a chamada. “Foi outro homem que acabou de atender o telefone. Relaxa, relaxa, pode ser completamente inocente”, disse o apresentador sobre a situação que, apesar de ter sucedido em 2020, voltou, este domingo, 3 de março, à tona na imprensa internacional.
Quando Elizabeth finalmente atendeu a chamada, Jeremy perguntou-lhe se estava acompanhada e a mulher confirmou, não dizendo quem estava ao seu lado.
Mas se se ouvir com atenção, o homem ouvido na chamada parece ser um simples atendedor automático que avisa que a pessoa para a qual se ligou está naquele momento sem serviço e o caso não passou de uma brincadeira por parte do apresentador para deixar JP nervoso.
O programa britânico é conhecido pelos seus momentos dramáticos, com os concorrentes a perderem grandes somas de dinheiro ou a apostarem em grande e a ganharem muito dinheiro.
O jogo acabou por correr da melhor maneira para JP, que acabou por sair do programa com mais de 74 mil euros no bolso.