![Passageiro obrigado a ceder lugar a cão de serviço em avião.](/assets/img/blank.png)
A presença de animais de serviço e apoio emocional a bordo de voos comerciais tornou-se cada vez mais comum, mas tem levantado várias questões no que diz respeito a equilibrar as necessidades dos passageiros que os levam com as expectativas dos outros – e o que aconteceu a bordo de um voo da Delta Airlines é prova disso.
Um passageiro frequente da companhia norte-americana recorreu ao Reddit para contar o sucedido, de acordo com o "Daily Mail". O utilizador disse que perdeu um lugar em primeira classe, para o qual tinha sido passado antes de entrar no avião, e tudo por causa do cão de serviço de outra pessoa. Quando se apercebeu de que havia sido feita uma troca, foi questionar quem estava ao balcão.
A resposta que recebeu foi pouco esclarecedora, sendo que o comissário disse apenas que "algo mudou". Contudo, a verdadeira razão só ficou clara quando embarcou e encontrou o cão no lugar que lhe tinha sido atribuído. "Quando vi o cão no meu lugar, fiquei furioso", afirmou, no fórum de discussão, citado pela publicação britânica.
O passageiro contou ainda que, ao contactar o apoio ao cliente, foi informado de que mudanças de lugar para acomodar animais de serviço são permitidas e que não havia solução para o seu caso. Para ele, a decisão foi incompreensível, uma vez que era um passageiro frequente dos voos da companhia. "Não há hipótese de este cão ter gastado tanto dinheiro com esta companhia aérea quanto eu", comentou.
Escusado será dizer que a decisão fez com que uma polémica explodisse, com muitos utilizadores do Reddit a questionarem se a decisão da Delta violou as suas próprias políticas. É que, de acordo com as regras da companhia, animais de serviço não podem ocupar lugares nem invadir o espaço de outros passageiros, salvo se for adquirido um bilhete adicional, diz a mesma publicação.
Apesar disso, a gestão da Delta Airlines foi criticada relativamente à forma como geriu os interesses de ambos os passageiros, sobretudo porque o cliente acabou por ser obrigado a ficar num assento de qualidade inferior ao que lhe tinha sido atribuído. "Perder o upgrade é uma coisa, mas ser colocado num lugar pior do que o que tinha é inaceitável", escreveu um utilizador.