Depois do presidente da federação espanhola ter dado um beijo na boca à jogadora Jenni Hermoso sem o consentimento desta, depois da seleção espanhola ter sido campeã do Mundial de futebol feminino em Sydney, Austrália, no domingo, 20 de agosto, Miguel Galán, presidente da Escola de Treinadores de Futebol de Espanha, apresentou queixa contra Luis Rubiales ao Conselho Superior dos Desportos.
O “The Objective” publicou nas redes sociais uma denúncia contra Luis Rubiales por “incumprimento da Lei 39/2022 do Desporto” e por considerar o comportamento do presidente um “ato sexista”. “Trata-se de um ato sexista intolerável no desporto. Portanto, cabe ao Conselho Superior do Desporto transferir a minha reclamação para o Tribunal Administrativo do Desporto para instaurar um processo para apurar o alcance do ato ao abrigo da nova lei desportiva”, explicou o representante dos treinadores na sua denúncia.
Luis Rubiales fez um vídeo a “lamentar” o que aconteceu e a assumir que “claramente” errou, afirmando que foi um “momento máximo de euforia” e “sem qualquer má-fé”. Anteriormente, referiu-se às críticas que estava a receber como “palermices” e a quem as fazia como “idiotas”.