
É um clássico de todos os anos: a lista da revista "Forbes" com os jovens mais ricos do mundo foi publicada na terça-feira, 7 de abril, e volta a mostrar como ter muito dinheiro não tem de ser sinónimo de muitos anos de vida. O exemplo mais evidente deste fenómeno é o de Kylie Jenner, o membro do clã Kardashian que aos 22 anos está no número um deste ranking, graças ao império da beleza que criou com a Kylie Cosmetics. Do lado dos empreendedores, temos ainda o caso do fundador do Snapchat ou do criador do software e empresa tecnológica Stripe.
Depois, há os berços de ouro, como é o caso das irmãs Norueguesas Alexandra e Katharina Andreson que foram em 2016 consideradas as jovens mais ricas do mundo, por deterem quase metade da Feed SA, a maior empresa de investimentos norueguesa.
Conheça a lista dos dez jovens mais ricos do mundo.
1º Kylie Jenner

É a mais nova e a mais rica da lista pelo segundo ano consecutivo. A jovem do clã Kardashian tem uma fortuna avaliada em mil milhões de dólares (cerca de 900 milhões de euros), património que cresceu com a marca de cosmética que começou por se chamar Kylie Cosmetics e que, depois de vendida em 2019 a maioria da empresa, por 600 milhões de dólares (cerca de 550 milhões de euros), passou a chamar-se Kylie Beauty.
2.º Alexandra Andresen, 23 anos

A norueguesa de 23 anos tornou-se na mais jovem multimilionária do mundo em 2016, quando tinha apenas 16 anos. É destronada pelo membro do clã Kardashian, mas não vai para longe. Em segundo lugar (a partilhar o lugar com a irmã), a filha de Kristin Andresen e herdeira do pai Johan H. Andresen jr., o industrial, proprietário da Feed AS, uma das maiores empresas de investimentos da Noruega, transferiu 42,2% da sua empresa às duas filhas, que têm agora uma fortuna estimada em 1,4 mil milhões de dólares.
Aquilo que mais gosta de fazer na vida, e que faz profissionalmente, é montar a cavalo. Participa em várias competições, tendo sido já três vezes campeã norueguesa júnior de dressage.
3.º Katharina Andreson, 24 anos

Ao contrário de Alexandra, a irmã Andresen mais nova segue num percurso corporativo ao lado do pai. Estudou Ciências Sociais na Universidade de Amsterdão, estagiou Ernst & Young e trabalha agora como coordenadora de marketing na Brav, uma empresa norueguesa de desporto, detida pela empresa de investimentos do pai.
4.º Gustav Magnar Witzoe, 26 anos

Tem uma fortuna estimada em 2,6 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros). Também é norueguesa e é mais um caso incluido neste pódio devido à riqueza da família: é dono de 49% da Samlar ASA, uma das maiores empresas de salmão do mundo, fundada pelo pai. Apesar de ser um dos accionistas principais desta corporação, o jovem de 26 anos segue a carreira de modelo e faz ainda investimentos em aplicações e startups.
5.º Elizabeth Furtwaenger, 28 anos

A alemã é filha do magnata dos media Hubert Burda e da médica Maria Furtwaengles e detém 25% do Burda Media Group, cujo portfólio integra cerca de 600 títulos de media, em 24 países, incluindo a revista "Focus" e as edições alemãs da "Elle" ou "Harper's Bazaar". Com uma fortuna avaliada em 1,2 mil milhões de dólares, estudou no Conservatório de música da Califórnia, nos Estados Unidos, e ainda História de Arte na Universidade de Cambridge. Apesar de, em conjunto com o irmão Jacoob fazer parte da direcção do grupo do pai, a sua ocupação principal é a de escritora e interprete de música, utilizando o nome Lisa Fou.
6.º Jonathan Kwok, 28 anos
É o filho do falecido Walter Kwok e era o antigo presidente da maior construtora de Hong long, a Sun Hung Kai Properties, até 2008. Depois da morte do pai, Jonathan, e o irmão Geoffrey ficaram à frente do grupo de imobiliário Empire Group Holdings, que o pai entretanto dirigia. Os filhos herdaram as ações de um terço dos cinco fundos detidos pela família e geridos pela avó.
7.º John Collison, 29 anos
O empresário e multimilionário irlandês é co-fundador e presidente da Stripe, a empresa através da qual fez fortuna e que permite que negócios e pessoas individuais aceitem pagamentos através da internet. A Stripe foi lançada com o irmão Patrik, quando os dois estudavam no Instituto de Tecnologia de Massachusets, em Cambridge, nos Estados Unidos.
8.º Evan Spiegel, 29 anos

É empresário e o co-fundador e CEO da empresa Snap. Inc, que detém em conjunto com Bobby Murphy e que detém a aplicação Snapchat. Sem heranças ou partes de grandes empresas, é um dos três únicos jovens com menos de 30 anos a tornar-se bilionário. Formou-se pela Universidade de Stanford em Design de Produto, em 2018. É casado com e pai de um menino com a modelo da Victoria's Secret, Miranda Kerr.
9.º Pedro De Godoy Bueno, 29 anos

O brasileiro é herdeiro e presidente do Grupo Dasa, assim como acionista da UnitedHealthBrasil. O pai, fundador da empresa de assistência de saúde Amil Edson de Gody Bueno morreu em 2017. A irmã Camila de Godoy Bueno Grossi partilha a mesma fortuna.
10.º Lisa Draexlmaier, 29 anos
Em conjunto com o pai, Lisa Draexlmaier preside a Fritz Draexlmaier Holding GmbH, fornecedor alemão de componentes para automóveis, desde motores, a peças elétricas, interiores, plásticos, sistemas de armazenamento de eletricidade, que tem como clientes marcas como Audi, Cadillac, BMW, Maserati, Mercedes-Benz, Porche ou Tesla. As subsidiárias em todo o mundo têm o nome de Lisa, em homenagem à avó da jovem multimilionária que co-fundou o Draexlmaier grupo, em 1958.