Os valores das casas para arrendar em Espanha, como em Portugal, estão a atingir valores exorbitantes. David, um músico natural de Vigo, partilhou a sua experiência no Twitter e tornou-se viral.
David, que se apresenta na rede social Twitter como "republicano, feminista e sempre antifascista", explicou que, depois da morte da mãe, herdou uma parte do imóvel que partilhavam. "Quando a minha mãe morreu, fiquei com 1/5 do apartamento onde vivíamos, com esse dinheiro (pouco) cerca de 40 mil euros comprei um apartamento (com hipoteca de 60 mil) e remodelei-o com as minhas próprias mãos", escreveu.
O senhorio revelou que se trata de um apartamento na zona central de Vigo e que cobra 500 euros por mês. "Podia cobrar muito mais, para quê?", reflete. À publicação está anexada uma fotografia de mensagens que trocou com os inquilinos em que estes se mostram satisfeitos com a casa e interessados em continuar a viver lá.
O homem acede ao pedido e diz que podem ficar o tempo que quiserem, com a garantia de que a renda não subirá. "Em quatro anos não lhes subi um cêntimo, e não o farei, quero-os por muitos anos e que tenham uma vida digna! Eu também não me vou prejudicar, cubro os gastos e amanhã a minha filha herdá-lo-á [apartamento]", explicou.
Concluiu, deixando uma nota a outros senhorios que não têm o mesmo modo de operar. "Se todos fizessem isso, não estaríamos a enfrentar os problemas que hoje existem no acesso à habitação, principalmente para os jovens (os meus inquilinos têm menos de 30 anos). Este é o meu grão de areia!! E assim continuarei a fazer, espero que muitos fiquem com a consciência pesada".