As autoridades de saúde portuguesas já estão em alerta relativamente aos casos de hepatite aguda que têm surgido na Europa e nos Estados Unidos. O surto já causou uma morte, avançou a Organização Mundial de Saúde (OMS), embora sem revelar o país em que ocorreu. Apesar de a origem ser ainda desconhecida, são apontados como causa os sucessivos confinamentos, que deixaram as crianças mais suscetíveis a adenovírus comuns.

Até ao momento, já foram contabilizados 114 casos no Reino Unido e 38 noutros países da Europa (13 deles em Espanha), mais 12 em Israel e 11 nos Estados Unidos, segundo o "Correio da Manhã".

Em causa está uma hepatite que afeta "crianças muito pequeninas (dos 2 aos 6 anos), que começou nas ilhas britânicas e que a pouco e pouco se tem estado a alastrar", refere o diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais, Rui Tato Marinho, citado pelo mesmo jornal. À CNN Portugal esclareceu ainda na quinta-feira, 21 de abril, que a "hepatite aguda é uma inflamação do fígado, quando um vírus entra pela primeira vez no ser humano e provoca alterações no fígado" e que as autoridades de saúde em Portugal estão “muito atentas” e preparadas para intervir.

Máscaras deixam de ser obrigatórias nas escolas, mantém-se nos transportes. Saiba tudo
Máscaras deixam de ser obrigatórias nas escolas, mantém-se nos transportes. Saiba tudo
Ver artigo

O surto poderá estar relacionado com um “fator de suscetibilidade” provocado pela "falta de exposição anterior, nesse grupo etário em particular, durante as fases formativas que atravessaram num contexto de pandemia", explica a especialista britânica que está a liderar a investigação dos casos no Reino Unido, Meera Chand, de acordo com o "The Telegraph".

Os primeiros casos de hepatite aguda em crianças foram detetados na Escócia há menos de um mês, a maioria em crianças com menos de 5 anos, segundo o "Daily Mail". Os sintomas registados nessas crianças foram diarreia e náuseas e, depois, icterícia (doença hepática que provoca cor amarelada da pele e dos olhos), mas há outro tipo de sintomas que podem surgir: urina escura, fezes acinzentadas, comichão na pele, dores musculares, febre, letargia (estado patológico de sono profundo), perda de apetite e dores de estômago.