Pedro Nuno Santos venceu as eleições no Partido Socialista (PS) este sábado, 16 de dezembro. Depois de se candidatar ao cargo detido por António Costa, afastado do mesmo no âmbito da "Operação Influencer", acabou por ganhar com 62% dos votos dos militante, ficando à frente de José Luís Carneiro e Daniel Adrião.
Fechadas as eleições internas do partido, das quais o ex-ministro das Infraestruturas e da Habitação saiu vitorioso por vontade dos militantes, o próximo passo será a ida dos portugueses às urnas para decidir quem será o próximo primeiro-ministro do País. As eleições antecipadas estão marcadas para 10 de março de 2024, data escolhida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, após a dissolução da Assembleia da República, a 9 de novembro.
A ganhar as eleições legislativas, Pedro Nuno Santos, que nasceu a 13 de abril de 1977, em São João da Madeira, tomará as rédeas da governação do País aos 46 anos. Com esta idade, o recém-nomeado secretário-geral do PS conta já com um currículo extenso, tendo iniciado a atividade política aos 14 anos, quando entrou na sede do partido na sua terra natal pela primeira vez (saiba mais aqui).
Mas e se lhe disséssemos que os 46 anos correspondem à idade com que vários dos ex-governantes de Portugal também ascenderam ao cargo? Acasos cósmicos à parte, se Pedro Nuno Santos sair vitorioso das legislativas, será o quinto primeiro-ministro da Terceira República Portuguesa com essa mesma idade. Na fotogaleria, saiba quem são os restantes.