Durante os meses de verão, contam-se os dias até chegar o fim de semana e conseguirmos finalmente trocar a cadeira do escritório por uma toalha estendida na areia. O único problema é mesmo esse: toda a gente pensa no mesmo, o que resulta em enchentes nas praias a uma distância relativamente curta das grandes cidades.
É certo que para quem vive em Lisboa, existe sempre a possibilidade de atravessar a ponte, percorrer mais uns quilómetros e optar pelas praias da Costa de Caparica, da zona da Comporta ou da Arrábida. Mas também terá de escolher bem, dado que muitas destas já atraem muitas (mas mesmo muitas) visitas.
Mas nem sempre estamos disponíveis para nos afastarmos muito do centro da cidade. E só desejávamos conseguir mergulhar e apanhar um pouco de vitamina D sem grandes dramas, do estacionamento à luta para encontrar espaço para a toalha. Para evitar estes problemas, e porque de vez em quando também dispensamos levar quilos de areia para casa, sugerimos-lhe sete piscinas na zona da Grande Lisboa abertas ao público para que possa relaxar sem uma multidão à sua volta.
Arriba
Mesmo junto ao mar, na zona do Guincho (Cascais), a piscina do Arriba é ideal para quem privilegia o sol. Além das dezenas de espreguiçadeiras junto à piscina de água salgada, existem ainda mais umas tantas num solário, perfeito para quem gosta de passar o dia a trabalhar para o bronze.
Neste espaço, que pertence à Casa do Marquês, uma empresa de catering e organização de eventos, pode ainda combinar mergulhos com petiscos e sangria. O restaurante Molho de Tomate, que dá apoio à piscina, serve refeições leves, tapas e petiscos, para além de cocktails e outras bebidas refrescantes. A piscina do Arriba abre a 1 de junho.
Sheraton Lisboa Hotel & SPA
Mesmo no centro da cidade, mais concretamente na zona de Picoas, pode sempre fugir para a piscina do emblemático hotel Sheraton. Apesar da imponência do edifício, a piscina aquecida está localizada no primeiro piso e, com espreguiçadeiras, roupão de banho, toalhas e até chinelos à sua espera, promete-lhe um dia de puro relaxamento.
E falamos em relaxamento porque, incluído no preço de acesso à piscina exterior, está também disponível a frequência do circuito de águas (e não só) do Spirito Spa. A dar apoio à zona da piscina está o Spirito Bar, com várias opções de refeições leves para complementar o seu dia a banhos.
Farol Hotel
Em Cascais, junto à praia de Santa Marta e perto da Marina e do icónico (e já extinto) Coconuts, podemos encontrar este hotel de cinco estrelas, recheado de arte e com uma decoração contemporânea capaz de impressionar os apaixonados por decoração de interiores.
Mas é no exterior que encontramos a piscina de água salgada. Relaxe na espreguiçadeira (e não se preocupe com a tolha, já que a utilização de toalhas do hotel está incluída no preço de acesso) e aproveite a vista deslumbrante do Oceano Atlântico.
Arribas Sintra Hotel
Tem 100 metros de comprimento e é uma das maiores piscinas de água salgada da Europa — a piscina do hotel Arribas, mesmo junto à Praia Grande, é um dos ex-libris da zona de Sintra e alertamos já que costuma encher aos fins de semana de verão.
Apesar de estarmos a falar de uma piscina de água salgada, esta mantém-se aquecida e a temperatura ronda, geralmente, os 24 graus.
SUD Lisboa
Mesmo à beira do rio Tejo, o espaço inaugurado no ano passado junta, no mesmo local, restaurante, bar e uma piscina panorâmica.
Se o seu objetivo é mergulhar e apanhar sol rodeado de muita animação e até continuar no bar após o fecho da piscina, não procure mais — o SUD Lisboa é o espaço ideal para si e a piscina tem abertura prevista para o início de junho.
Reverse Pool & Beach
Este beach club, inaugurado em 2016, veio dar nova vida à antiga Piscina do Tamariz, cuja história remonta aos anos 60. Em pleno Estoril, mesmo em cima da praia, tem fácil acesso através de transportes (a estação de comboios do Estoril é mesmo ao lado) e de carro (está junto à marginal e pode estacionar nos parques dos jardins do Casino Estoril).
Tem de levar a sua toalha, mas apenas para a estender nas várias espreguiçadeiras à sua disposição.
Penha Longa Resort
Há muito para escolher se desejar passar um dia no Penha Longa Resort, em Sintra, mesmo que não esteja hospedado no hotel. Entre os variados restaurantes, o spa, o circuito histórico e os campos de golfe, as piscinas costumam ser as mais requisitadas nos meses de verão e há três por onde escolher. Tem à sua disposição a piscina interior, com água aquecida, a exterior e ainda uma terceira, uma piscina infinita com uma vista incrível para o resort.
O acesso às piscinas inclui toalhas, espreguiçadeiras e ainda água à disposição, e estão abertas durante todo o ano. Se optar por visitar o espaço, pode ainda dar um salto ao restaurante Aqua, aberto apenas para almoços, mesmo ao lado da piscina, e também com várias opções para crianças. Já os adultos podem escolher entre uma refeição leve, como peixe fresco ou várias saladas, ou preferir um bife entrecôte, entre outras sugestões.