A loja da Fnac na Rua de Santa Catarina, na baixa do Porto, vai fechar a 30 de setembro, juntamente com a loja de cinco pisos da C&A, avança o "Jornal de Notícias", esta quinta-feira, 29 de fevereiro.
As duas lojas estão instaladas no Edifício Palladium, conhecido pelos locais e procurado pelos turistas pelo seu famoso relógio na fachada. Todos os dias, são várias as pessoas que param alguns instantes a assistir à cena que se desenrola, de três em três horas: as portas sob o relógio abrem-se e as figuras de São João, o Infante D. Henrique, Almeida Garrett e Camilo Castelo Branco surgem, enquanto soam as badaladas do carrilhão.
O edifício, onde, entre os anos 40 e 70, funcionou o Café Palladium, está agora identificado na Câmara do Porto como “valor patrimonial”. Tem uma área superior a 5100 metros quadrados e estará avaliado num valor superior a 20 milhões de euros.
No edifício ao lado, também a loja Urban Project vai fechar as portas. O encerramento deverá acontecer a seguir à Páscoa e a loja já se encontra em liquidação total.
O motivo para o fecho é o mesmo para todas estas lojas do centro do Porto. Segundo o "JN", o senhorio não tem intenção de renovar o contrato de arrendamento, estando em cima da mesa a possibilidade de o edifício dar lugar a um hotel.
Quanto aos trabalhadores da Fnac, o mesmo jornal avança, citando fonte da empresa, que deverão ser integrados em outras lojas da marca, que está “a empreender todos os esforços para encontrar uma nova loja, de forma a responder às necessidades dos clientes da região”.