A 17 de maio, o CDS-PP propôs pintar as passadeiras de Arroios com as cores da bandeira LGBTI, para celebrar o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia. Em junho, celebra-se o mês do orgulho gay — e o Instagram já possibilita que os utilizadores festejarem a ocasião.

De acordo com o jornal britânico "The Independent", uma das atualizações permite que as pessoas selecionem o género com o qual se identificam. Se antes só existiam três opções — masculino, feminino e não especificado — agora existem quatro.

O litoral português de 943 quilómetros cabe numa só fotografia
O litoral português de 943 quilómetros cabe numa só fotografia
Ver artigo

As duas primeiras mantêm-se. No entanto, em vez de "não especificado" agora é possível escolher a opção "prefiro não dizer" e também podem escolher personalizar, escrevendo o género com que se identificam.

Outra das novidades do Instagram é a parceria com a Glaad, uma organização que aborda questões difíceis e ajuda a moldar a mudança cultural. Esta parceria traz uma nova característica às hashtags LGBTI utilizadas na rede social.

Maiores de 25 anos vão poder renovar o Cartão de Cidadão online
Maiores de 25 anos vão poder renovar o Cartão de Cidadão online
Ver artigo

Agora sempre que utilizar hashtags como #lgbt, #pride2019 ou #gay, elas vão aparecer com as cores da bandeira LGBT+. O mesmo acontece com o círculo colorido em torno da fotografia de perfil, sempre que publica uma Insta Story com uma dessas hashtags.

Em Portugal, são vários os eventos agendados para este mês. De acordo com o site de notícias "Dezanove", este sábado, 15 de junho, vai realizar-se a primeira Marcha do Orgulho LGBTI de Aveiro. Já no dia 23 de junho, realiza-se a 23ª edição do Arraial Lisboa Pride, no Terreiro do Paço.