É no Dia de Portugal, feriado nacional que se celebra esta segunda-feira, 10 de junho, que a Samsung partilha o resultado de um trabalho que, durante oito dias, levou três homens a percorrem o litoral português.

André Carvalho, fotógrafo, responsável por captar as imagens apenas com um smartphone (o Galaxy S10+), Carlos Bernardo, cronista e viajante, autor do blogue "O Meu Escritório é lá Fora", responsável por escrever os diários de bordo, e o velejador José Gomes, responsável por guiar a equipa, andaram pela costa portuguesa e o culminar de todo o trabalho foi uma fotografia de 943 quilómetros.

A aventura durou oito dias, percorreu 52,5 milhas diárias, num total de 420 milhas náuticas entre a Praia de Moledo, em Viana do Castelo, e Monte Gordo, no Algarve, tendo passado pelo Porto, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche, Cascais, Lisboa, Sesimbra, Setúbal, Sines, Sagres, Lagos, Portimão, Albufeira e Vilamoura.

O cronista Carlos Bernardo e o fotógrafo André Carvalho
O cronista Carlos Bernardo e o fotógrafo André Carvalho

A fotografia, que é o resultado da junção de várias, está disponível no site da Samsung. É possível visualizar ao pormenor cada parte da costa, através do cursor. Também é possível utilizar a ferramenta de pesquisa para encontrar uma parte específica da costa.

Os 8 melhores smartphones para tirar fotografias incríveis
Os 8 melhores smartphones para tirar fotografias incríveis
Ver artigo

André Carvalho considera a aventura “incomparável”: "Foram muitas horas ao sol e muitos disparos para conseguir captar cada quilómetro de costa e de praia. É, sem dúvida, um privilégio integrar o projeto que registou o nosso país desde uma perspetiva que todos gostamos, mas poucos conhecemos realmente. Temos um litoral incrível e é importante que a sociedade esteja sensibilizada para a conservação da costa e da vida marítima, acredito que este projeto possa ajudar a dar essa perspetiva", diz, em comunicado de imprensa.

O velejador José Gomes
O velejador José Gomes

De acordo com o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, este projeto é “uma forma criativa e inovadora de promover o nosso país e os seus recursos naturais”, numa altura em que se tem trabalhado na promoção do País em mercados estrangeiros.