Apesar de o bom tempo se ter feito sentir nos últimos dias, a primavera só começa, oficialmente, esta segunda-feira, 20 de março — pelas 21h24, para sermos específicos. Ainda assim, é caso para dizer que esta estação traz consigo os dias mais quentes, isto porque, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas vão manter-se elevadas até quarta-feira, 22.
De manhã, poderá sentir alguma "neblina ou nevoeiro em alguns locais, em especial do litoral oeste". No entanto, as previsões para este primeiro dia de primavera dizem que o céu estará "geralmente pouco nublado" durante o dia, avança o IPMA. Está também previsto "vento fraco a moderado", mas nada que uma "pequena subida da temperatura" não resolva.
Isto significa que, em todo o País, esta segunda-feira, as temperaturas serão mais elevadas do que aquelas às quais nos acostumámos nos últimos tempos, com os termómetros a oscilar entre os 17ºC na Guarda e os 24ºC em Beja e Santarém. No que às mínimas diz respeito, talvez vá precisar de um casaco antes de sair de casa de manhã, já que estas continuam baixas e variam entre os 4ºC em Bragança e os 12ºC, em Faro e Portalegre.
Nos arquipélagos, as temperaturas estão em linha com as do continente, mantendo-se um bocadinho mais elevadas. Na Madeira, as máximas podem ir até aos 22ºC e as mínimas oscilam entre os 15ºC e os 16ºC. Já nos Açores, as máximas vão até aos 19ºC e as mínimas não passam dos 12ºC.
Durante terça-feira, 21 de março, o bom tempo não vai a lado nenhum, com as máximas a irem até aos 24ºC em alguns pontos do País. No entanto, é na quarta-feira, 22, que o cenário muda um bocadinho de figura: o céu vai voltar a estar "muito nublado" e vai registar-se uma "pequena descida da temperatura máxima", de acordo com as previsões do IPMA.