Mantenha o chapéu de chuva por perto que, ao longo desta semana, vai ser preciso. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) coloca Viana do Castelo, Porto, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo a partir das 21 horas desta segunda-feira, 13 de março, alerta que se mantém até às 9 horas de terça-feira. Em causa está a agitação marítima, com previsão de ondas com 4 a 4,5 metros.

Adeus, casacões. Estes 25 casacos leves são tudo o que precisa no armário para chamar a primavera
Adeus, casacões. Estes 25 casacos leves são tudo o que precisa no armário para chamar a primavera
Ver artigo

Esta segunda-feira, 13, há previsão de chuva, passando a aguaceiros em todo o continente, mais frequentes no Minho e Douro Litoral. O vento será forte com rajadas nas terras altas e está prevista uma descida da temperatura máxima. A temperatura máxima é de 23ºC para Faro e a mínima de 4ºC para a Guarda.

Na terça-feira, 14, preveem-se períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo, e aguaceiros fracos nas regiões Norte e Centro até ao início da tarde. Haverá uma pequena descida da temperatura mínima e a temperatura máxima na região Sul também desce. Na quarta-feira, 15, o tempo começa a registar ligeiras melhorias. De acordo com o site do IPMA, a previsão é de céu pouco nublado ou limpo, temporariamente muito nublado na região Norte até ao início da manhã. Haverá neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões Norte e Centro. Espera-se uma pequena descida da temperatura mínima e uma ligeira subida da temperatura máxima. A máxima será de 24ºC para Évora, Santarém e Beja e a mínima de 0ºC para a Guarda.

Não se habitue muito porque, na quinta-feira, 16, o tempo cinzento volta. O céu vai estar geralmente muito nublado, haverá períodos de chuva a partir do final da manhã no Minho, estendendo-se gradualmente ao restante território de norte para sul. Prevê-se também uma pequena descida da temperatura máxima.