Pois é, achávamos que a classe política portuguesa só estava presente no Twitter, mas parece que há outros canais em que os líderes e deputados dos partidos têm contas oficiais e abertas ao público, incluindo o Instagram. Na rede social das fotografias e dos influenciadores digitais não há tanta tensão e intrigas, mas há uma quantidade de publicações que não nos passava pela cabeça.
Sabemos do que falamos porque fomos em busca da primeira imagem publicada por 13 políticos portugueses, desde o primeiro-ministro ao Presidente da Republica, sem esquecer os líderes dos principais partidos (dos cinco grandes, Jerónimo de Sousa, do Partido Comunista Português, foi o único que não se rendeu à plataforma dos corações e hashtags). A somar a alguns deputados, também incluímos Tino de Rans, antigo candidato à presidência e fundador do partido RIR. Foi irresistível: na sua primeira publicação, lançou a hashtag #PortugalComTino. Épico.
Mas chega de spoilers. Aqui estão elas.
A primeira publicação do Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, é de 29 de maio de 2016 e referente à sua tomada de posse.
A primeira publicação do Primeiro-Ministro António Costa é de 23 março de 2016. Na imagem também vemos o acabado de eleger Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o ex-ministro da defesa, Azeredo Lopes, entretanto constituído arguido no caso do roubo das armas de Tancos.
A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, publicou uma imagem pela primeira vez a 14 de abril de 2015 — e, até à data, conta já com 2.323 publicações
Mariana Mortágua fez a primeira publicação a 16 de março de 2016. Na imagem vê-se apenas uma paisagem.
A deputada Joacina Katar Moreira fez a sua primeira publicação no Instagram a 6 de agosto de 2019.
O deputado do Chega chegou ao Instagram em 2020 — e não se esmerou muito em escolher uma fotografia focada.
Inês Sousa Real, deputada do PAN — Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza, chegou ao Instagram em 2012 e foi aos bichinhos que dedicou a primeira publicação, em que mostra um gato.
André Silva, do PAN, está no Instagram desde 2 de novembro de 2018.
O novo líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, juntou-se à rede social em abril de 2016, publicando uma fotografia sua.
A antiga líder do CDS, Assunção Cristas, mostrou-se pela primeira vez no Instagram a 13 de junho de 2016.
Rui Rio, líder do PSD, só chegou ao Instagram a junho de 2019. E é sobre isso que fala a legenda da imagem: "As redes sociais permitem a comunicação direta com as pessoas. Por isso, início hoje o meu Instagram. Sejam bem-vindos."
A primeira fotografia no Instagram da deputada socialista Isabel Moreira é junto da apresentadora Bárbara Guimarães, em 2015.
Vitorino Rocha e Silva, mais conhecido por Tino de Rans, publicou pela primeira vez no Instagram em 2016, o mesmo ano em que foi candidato à Presidência da República. Na altura, o futuro fundador partido RIR — Reagir, Incluir, Reciclar, incluiu a hashtag #PortugalComTino