A Segurança Social começou, esta segunda-feira, 28 de julho, a aceitar pagamentos através do MB Way. A novidade já está disponível no portal online e, a partir de terça-feira, 29, também poderá ser usada através da app da Segurança Social. O objetivo é tornar o processo mais rápido, simples e alinhado com a forma como os portugueses lidam com o resto da sua vida financeira.

A medida marca um novo passo no processo de digitalização dos serviços públicos, que nos últimos meses tem vindo a ser acelerado. Com este novo canal de pagamento, espera-se uma maior comodidade, a par de uma redução drástica dos atrasos e penalizações associados às contribuições fora de prazo.

A ideia é também reduzir em até 70% os pagamentos feitos presencialmente nos balcões da Segurança Social, o que representa uma potencial poupança de tempo para cerca de 500 mil pessoas, lê-se no "Observador". Em 2023, mais de 700 mil cidadãos tiveram de se deslocar fisicamente para pagar as suas contribuições. Só em 2025, o número de atendimentos já ultrapassa os 200 mil.

MB Way já permite transferências instantâneas para o estrangeiro. Saiba para que países
MB Way já permite transferências instantâneas para o estrangeiro. Saiba para que países
Ver artigo

Além disto, a partir de quinta-feira, 31 de julho, também os trabalhadores do serviço doméstico vão poder usar o MB Way para pagar as contribuições mensais. Até agora, esta era uma das áreas com mais limitações, já que as opções se resumiam ao homebanking, multibanco e atendimento presencial. Em 2024, cerca de 30% destes pagamentos ainda foram feitos presencialmente, assim como em 2025.

Inicialmente previsto para 2026, o lançamento deste método de pagamento foi antecipado pelo Governo como parte da iniciativa “Primeiro Pessoas”, um plano de transformação digital que já retirou 450 mil pessoas dos atendimentos presenciais desde janeiro, segundo a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, de acordo com a mesma publicação.