Agora que validou as faturas das despesas gerais familiares realizadas em 2023, está na altura de continuar a fazer tudo certinho para se certificar de que pode fechar a sua declaração de IRS. Está na altura de confirmar se todos os valores estão corretos – e, caso não estejam, reclamar junto da Autoridade Tributária (AT). E só terá até ao fim do mês para fazê-lo.
O prazo para reclamar da contabilização das despesas gerais e familiares, e das despesas emitidas com Número de Identificação Fiscal (NIF) nos restaurantes, cafés, pastelarias, cabeleireiros, veterinários, oficinas de reparação de automóveis, ginásios e outros estabelecimentos arrancou este sábado, 16 de março, e termina no dia 31 do mesmo mês.
Como é que pode ver se está tudo certo? Bem, deve consultar as despesas no Portal das Finanças. "Verifique, por cada titular de despesas (incluindo os dependentes), e por setor de despesas dedutíveis, as despesas que serão consideradas para dedução à coleta do IRS, dentro dos limites e regras legais", esclarecem as Finanças. Se testemunhar algum tipo de irregularidade, deve reclamar.
Cada titular de despesas pode reclamar "individualmente" e fazer o mesmo em relação às despesas dos filhos, diz a AT num folheto sobre a entrega do IRS, citado pelo "Público". Para isso, é preciso que os pais entrem no portal "com o número de identificação fiscal (NIF) e a respectiva senha de acesso", continua.
Depois disto, vem o período para a entrega da declaração de IRS, que ocorre de 1 de abril a 30 de junho. Muitos contribuintes optam por submeter a declaração logo nos primeiros dias, já que, por norma, pode resultar num reembolso mais rápido. Contudo, de acordo com o Idealista, alguns especialistas recomendam esperar cerca de 15 dias antes da submissão da declaração, no sentido de a dar tempo à AT para corrigir quaisquer erros ou fornecer esclarecimentos.