Até às 13 horas deste sábado, 18 de dezembro, o Mercado Narciso Ferreira, em Vila Nova de Famalicão, vai contar com uma exposição audiovisual que interpela os visitantes a refletir sobre o ano que passou e os desejos que esperam ver concretizados em 2022.
Promovida pelo Teatro da Didascália, a exposição "Aqui Jaz 2021", que decorre no âmbito do projeto 3.º Ato da Paisagem Efémera, apresenta-se através da simulação de uma capela mortuária onde, no seu interior, se encontra um caixão que carrega algumas das frases, pensamentos e desejos que, aqueles que o visitam, querem deixar enterrados antes do final deste ano.
Uma vez recolhidas as mensagens em jeito de desabafo, cada uma é exibida, através de uma projeção visual, que percorre todo o caixão, fazendo desta uma obra em constante transformação e que nunca é fixa. Nas várias mensagens que vão sendo deixadas pelos visitantes, a pandemia ganha principal destaque com muitos a desejar que o próximo ano se faça acompanhar de uma vida sem restrições e o mais próxima possível de uma suposta normalidade que a pandemia roubou.
Algumas destas mensagens, todas anónimas, serão reaproveitadas para a elaboração do Testamento do Ano 2021 a ser lido na última noite do ano, a 31 de dezembro, durante a iniciativa Enterro do Velho que serve para marcar a última despedida ao ano que vinda.
Este sábado, 18, é o último dia em que pode visitar a exposição que estará a funcionar a partir das 9 horas. Decorre até às 13 horas e a entrada é gratuita.