As temperaturas elevadas não querem dar tréguas e, como bem sabemos, esta altura do ano é particularmente propícia a incêndios em Portugal. Precisamente por isso, esta segunda-feira, 12 de agosto, mais de 50 concelhos do interior norte e centro do território português estão com risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Por sua vez, outras cinco dezenas de municípios estão classificados como estando com risco muito elevado de incêndio. É o caso daqueles que se localizam nos distritos de Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Viseu, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Santarém, Leiria e Faro.

ipma
ipma créditos: IPMA

Em risco elevado estão outras dezenas de concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Faro. Os únicos municípios que se safam, estando com risco reduzido, são alguns do litoral norte, que vão de Oliveira do Bairro, em Aveiro, a Esposende, em Braga.

O risco de incêndio tem cinco níveis, que vão de "reduzido" a "máximo". O risco é determinado com base numa avaliação que inclui a temperatura do ar, a humidade relativa, a velocidade do vento e a quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Em relação às temperaturas desta segunda-feira, 12 de agosto, estas vão estar compreendidas entre os 24ºC (Viana do Castelo) e 36ºC (Castelo Branco). Lisboa não vai chegar aos 30ºC, mantendo-se nos 28ºC, e Setúbal fixa-se nos 32ºC de máxima. Já as mínimas, que registaram uma descida, de acordo com o IPMA, vão andar entre os 15ºC (Guarda) e os 20ºC (Faro).