Auriol Dongmo é a nova campeã da Europa no lançamento do peso, e traz assim para Portugal a primeira medalha de ouro nas finais da modalidade nos Europeus de Pista Coberta. A atleta nascida nos Camarões, mas que representa a seleção nacional portuguesa desde outubro de 2019, sagrou-se campeã esta sexta-feira, 5 de março, em Torum, na Polónia.
Depois de um primeiro lançamento nulo, conseguiu a liderança com o segundo a 19.21 metros, e reforçou a vantagem com o quinto lançamento a 19.34 metros. Auriol Dongmo ainda lançou pela sexta vez (nulo), mas já sabia ter vencido a esta altura, festejando e caindo de joelhos com os braços no ar após o último lançamento. A atleta da seleção portuguesa venceu assim a sueca Fanny Roos, que alcançou a medalha de prata.
Descrita por Paulo Reis, o seu treinador, como uma atleta "muito talentosa, fisicamente muito forte e muito dotada", em declarações ao "Diário de Notícias" em julho de 2020, Auriol Dongmo vence esta prova muito por causa da sua dedicação ao trabalho. "É ambiciosa e tem uma característica muito importante, gosta da grande competição e tem uma grande capacidade de superação nos momentos mais importantes. Quando é colocada perante um desafio importante, dá uma boa resposta, por isso é uma atleta de excelência", acrescentou Paulo Reis nas mesmas declarações.
Quanto à vitória desta sexta-feira, a atleta do Sporting afirma que nunca desistiu do primeiro lugar. "Olhei para ela [a sueca Fanny Roos], e para a marca, e disse para mim: 'Auriol', o primeiro é o teu lugar, não é de mais ninguém, e lancei com isso na minha mente", disse Auriol Dongmo, citada pela Federação Portuguesa de Atletismo, tal como escreve o "DN", que obteve a sua melhor marca com 19.95 metros.
Em 2020, Auriol Dongmo lançou o peso em 17 provas e ganhou 16. Em agosto de 2020 atingiu os 19,53 metros, batendo o recorde nacional e fechando a época como melhor atleta mundial do ano no peso. No Grande Prémio do Brasil, em dezembro de 2020, lançou a 18,57 metros, marca que lhe valeu a qualificação olímpica.
Natural dos Camarões, a atleta representa a seleção desde outubro de 2019, e veio para Portugal em 2017 para integrar a equipa de atletismo do Sporting. Auriol chegou ao nosso País por iniciativa pessoal, tendo criado um perfil no Facebook apenas para contactar a equipa de Lisboa, dado que não é muito adepta de redes sociais. O Sporting respondeu de forma positiva, e a atleta viajou prontamente para Lisboa, tendo-se estabelecido em Leiria, onde vive e treina, conta o "DN".
"Sou muito católica e a religião é muito importante para mim. Sempre adorei Portugal por causa de Nossa Senhora de Fátima. Depois, quando o Sporting me contactou, vi a oportunidade de conhecer Portugal e Fátima", salientou à mesma publicação numa anterior entrevista, onde também assumiu aproveitar o facto de viver em Leiria para visitar frequentemente o Santuário de Fátima.
Apesar de ser agora campeã do lançamento de peso, Auriol começou no andebol e também jogou basquetebol. Foi apenas depois de um professor de Educação Física a desafiar a lançar o peso que a atleta descobriu o seu talento para a modalidade, embora não tenha gostado da experiência numa fase inicial. Em 2007 dedicou-se ao lançamento do peso e do disco, para depois se fixar apenas no peso.
Cerca de um ano depois da chegada a Portugal, em 2018, Auriol engravidou e interrompeu a competição. Retomou em 2019, fez um plano de treinos alternativo devido a ter sido mãe recentemente, mas logo bateu o recorde nacional por três vezes em 2020, a representar a equipa de Alvalade. 2021 começa da melhor maneira, e Auriol Dongmo sagra-se campeã da Europa no lançamento do peso, elevando para 24 o número de medalhas de Portugal em campeonatos da Europa de Pista Coberta.