Rómulo Soares tem 12 anos e vem de Este São Mamede, um freguesia no distrito de Braga. No início do mês de abril, foi até Tampa, na Flórida, Estados Unidos, para concorrer à final da Youth American Grand Prix, uma das maiores competições internacionais para jovens dançarinos. E foi precisamente esse concurso que lhe abriu as portas para uma nova oportunidade: ir para Alemanha e completar os estudos nesta que é a sua área de sonho.
"Feliz com o regresso da Grande Final do Youth American Grand Prix nos EUA, por o meu talento e trabalho ter sido reconhecido, tendo-me sido atribuída uma bolsa de estudos para a Berlin State School na Alemanha", pode ler-se na página de Facebook do jovem. Rómulo ainda aproveitou para deixar umas palavras de apreço a Filipe Narciso, o seu professor e coreógrafo, que o acompanhou durante esta jornada.
Na competição, Rómulo destacou-se pelos números que apresentou: um solo de clássico e um solo de contemporâneo. Foi a sua prestação que despertou a atenção da Berlin State Ballet School, que lhe ofereceu uma bolsa para poder frequentar a instituição. No entanto, a mãe do jovem, Luísa Martins, admitiu ainda não ter conhecimento de muitos pormenores, acrescentando que em breve deverão ser revelados, segundo "O Minho".
O jovem dançarino apurou-se para a final do concurso norte-americano depois de ter garantido o seu lugar nas meias-finais, realizadas em Paris, em novembro de 2022. Para conseguir ir aos Estados Unidos e concretizar este sonho, Rómulo levou a cabo uma angariação de fundos, que se traduziu num espetáculo realizado com apoio da Câmara de Braga, Junta de Sequeira, Ent’Artes, Bragadança e várias outras entidades, onde o menino dançou para uma casa cheia.
Rómulo também foi convidado a atuar num festival de dança italiano, o Nervi Internacional Dance Festival, que se realizará no próximo mês de julho. Contudo, não poderá comparecer, uma vez que tem uma competição mais importante em mãos: a final da Dance World Cup, em Braga, que terá lugar entre o dia 30 de junho e 8 de julho.