Dezembro está mesmo à porta e, consequentemente, o Natal. Esta quadra é ideal para ajudarmos quem mais precisa. O Banco Alimentar volta a promover a já tradicional campanha de recolha de alimentos a nível nacional no próximo fim de semana, dias 30 de novembro e 1 de dezembro. 

Durante o fim de semana, mais de 40 mil voluntários vão estar a recolher alimentos a fim de ajudar 380 mil pessoas através de 2400 instituições de solidariedade. 

À procura de sobremesas diferentes para o Natal? Santini lança novos bolos e gelados para a época
À procura de sobremesas diferentes para o Natal? Santini lança novos bolos e gelados para a época
Ver artigo

Como ajudar? Os voluntários estarão em mais de 2000 lojas. Basta aceitar o saco do Banco Alimentar e colocar nele bens alimentares não perecíveis, como leite, conservas, azeite, açúcar, farinha, massas e arroz. 

“Os produtos doados serão encaminhados para os armazéns dos 21 Bancos Alimentares em atividade, onde serão pesados, separados e acondicionados. No final, e ainda com recurso ao voluntariado, o resultado é distribuído localmente a pessoas com carências alimentares, por intermédio das Instituições de Solidariedade Social, previamente selecionadas e acompanhadas na sua atividade diária”, diz Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.  

Se não for às compras este fim de semana pode ajudar na mesma, participando na campanha Ajuda Vale, que permite a qualquer pessoa apoiar esta causa a partir de casa ou até mesmo estando fora do país, doando os alimentos que pretender através do site. 

“É importante não nos esquecermos de que há, infelizmente, pessoas que precisam de ajuda para comer, principalmente numa altura como o Natal, em que a mesa da consoada faz parte de uma ideia de felicidade que gostamos de ver concretizada”, acrescenta Isabel Jonet.