43 metros de altura e 36 de largura. É este o tamanho do novo Cristo Protetor, uma estátua que já está a ser construída na pequena cidade de Encantado, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A nova figura de Jesus será superior ao icónico Cristo Redentor, edificado em 1931 no morro do Corcovado, Rio de Janeiro — com 38 metros de altura e 28 de largura —, e uma das maiores estátuas de Cristo do mundo.
O Cristo Protetor, assim se chama, começou a ser edificado em 2019, a 400 metros acima do nível do mar, e prevê-se que a obra esteja concluída até ao final deste ano, segundo o jornal brasileiro "Folha de São Paulo". Do alto dos 43 metros, incluindo o pedestal, os visitantes poderão admirar a paisagem gaúcha e o Vale do Taquari, junto à Lagoa da Garibaldi, e o rio Taquiri, através no miradouro que será construído no topo. Para aceder ao mesmo, vai existir um elevador interno que levará turistas brasileiros e de todo o mundo a subir pelos vários pisos.
A meio do percurso, os visitantes vão poder registar a paisagem através de uma ampla abertura de vidro que será instalada pela altura do peito da nova estátua de Jesus no Brasil.
A figura gigante foi idealizada pela Associação dos Amigos de Cristo e projetada pelos escultores Genésio e Markus Moura, pai e filho. O projeto custa um total de dois milhões de reais (300 mil euros), dinheiro proveniente exclusivamente de doações individuais e de empresas.
A nova estátua é ultrapassada pela de Jesus Buntu Burake em Sulawesi, na Indonésia, com 52,55 metros, e do Cristo Rei, em Swiebodzin, na Polónia, que tem 52,5 metros, e até pelo Cristo português. O Cristo Rei, em Almada, Portugal, tem um total de 110 metros de atura, embora 82 digam respeito ao pedestal e apenas 28 à estátua.