O cadáver de um cachalote (o maior predador com dentes do Planeta) deu à costa em Viana do Castelo. O animal foi encontrado no areal da praia do Cabedelo em avançado estado de decomposição no passado sábado, 10 de junho. De acordo com o site O Minho, a proteção civil municipal e da capitania marítima trabalharam durante todo o dia para encontrar uma solução para os restos mortais do animal.

A publicação minhota adianta que o cadáver do animal teria cerca e 9 metros de comprimento, o equivalente a 20 toneladas. O cachalote foi visto na sexta-feira, 9, por populares, mas as autoridades só foram alertadas no dia seguinte. A hipótese de remoção e incineração foi descartada devido às dimensões do cadáver, tendo os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo decidido enterrar o animal na areia.

A presença desta espécie de baleia é mais comum nos Açores, não sendo habitual a sua passagem pelas águas junto à costa de Portugal continental. O cachalote já foi uma espécie ameaçada devido à pesca, sendo atualmente considerada vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Os machos adultos têm em média 16 metros e o peso pode variar entre as 14 e as 41 toneladas.

Veja as fotos

Créditos: Facebook JP 1960