O cartão de cidadão vai passar a ser entregue sempre em casa dos portugueses. A medida existe desde setembro de 2020, porém tinha um carácter temporário e surgiu no contexto da pandemia. Agora, passa a definitiva, garante Anabela Pedroso, secretária de estado da Justiça.

Renovar o cartão de cidadão no multibanco? Sim, vai ser possível
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"Podemos mesmo dizer, com certeza, que se vai transformar em medida definitiva", garantiu Anabela Pedroso em entrevista à RTP Internacional. A secretária de estado salientou também que a medida faz sentido enquanto durar o ciclo de cartões de cidadão com renovação a cinco anos, algo que termina em 2022, altura em que este documento passa a ter uma validade de dez anos para toda a população portuguesa. Anabela Pedroso explicou que, embora atualmente já existam cidadãos com cartões com renovação a dez anos, o ciclo anterior, de cinco anos, só termina no próximo ano.

Assim, o modelo de entrega do cartão de cidadão ao domicílio será generalizado a todo o País, garante a secretária de estado, bem como a todas as comunidades portuguesas. Na mesma entrevista, Anabela Pedroso salientou o sucesso da medida que, desde setembro de 2020, já fez com que 350 mil cartões do cidadão fossem entregues aos portugueses nas suas casas.

Deste número, a taxa de devolução é apenas de 5%. "Foram devolvidos porque o titular não existia, não estava no domicílio", esclarece Anabela Pedroso, que também salienta que, com este modelo, os documentos demoram cerca de "um mês, mês e meio", a chegar a casa dos portugueses.