São várias as atividades e experiências que encontra no NOS Alive'25. É habitual poder fazer penteados, maquilhagem e jogar jogos, mas sabia que também pode renovar o cartão de cidadão e a carta de condução? E as possibilidades não ficam por aqui.

Basta dirigir-se à banca do gov.pt, perto do palco Coreto, para tratar deste e de outros serviços, enquanto espera que os concertos comecem. No total, há dez possibilidades que poderá resolver com a ajuda de especialistas presentes no stand.

Tatuagens, massagens e panamás. Estes são os melhores brindes e experiências do NOS Alive
Tatuagens, massagens e panamás. Estes são os melhores brindes e experiências do NOS Alive
Ver artigo

Nós estávamos há algum tempo para alterar a morada fiscal e achávamos que, para tal, teríamos de nos dirigir demasiado cedo para algum balcão. Aquele tipo de tarefa que vamos adiando e adiando e acabamos por nunca completar. Isto, claro, até descobrirmos que o podíamos fazer dentro de um festival de verão.

O que posso fazer no stand do gov.pt?

  1. Renovar o cartão de cidadão;
  2. Ativar a chave móvel digital;
  3. Adicionar documentos de identificação na app gov.pt;
  4. Alterar a morada do cartão de cidadão;
  5. Renovar a carta de condução;
  6. Solicitar o cartão europeu de seguro de doença;
  7. Pedir o cheque psicólogo;
  8. Pedir o cheque nutricionista;
  9. Consultar o histórico de contraordenações rodoviárias;
  10. Subscrever o programa de oferta de assinaturas digitais para jovens.

Não estávamos, de todo, familiarizados com o conceito de chave móvel digital e descobrimos rapidamente que, sem a mesma, não seria possível resolver esta questão. Os especialistas explicaram-nos, de forma bastante simples e por vários passos, como funcionava e como podíamos ativá-la.

Concluído esse passo num ápice, passámos para a alteração da morada, processo que também decorreu com uma rapidez que nos chocou, já que tínhamos uma ideia pré-concebida de que perderíamos imenso tempo com algo assim (imaginando as habituais filas e caos dos balcões de atendimento).

Mas não. Preenchemos alguns dados, inserimos a chave móvel digital e o pedido ficou feito. Apenas ficará concluído quando, daqui a duas semanas, recebermos uma carta em casa e terminarmos o processo online, mas, com a ajuda que recebemos no stand, já saberemos como o fazer.

Aproveitámos ainda para descarregar a app e para ficar a par do seu potencial, nomeadamente para podermos ter elementos como o cartão de cidadão e a carta de condução em formato digital, dispensando a carteira, e sem que isso nos traga problemas, pois, dentro do País, têm a mesma validade legal que os cartões físicos.

Além de poder armazenar até 25 cartões, esta app gratuita também permite, entre outras coisas, assinar documentos PDF. No fundo, em pleno NOS Alive'25, ficámos a saber como podemos ter a nossa vida facilitada com burocracias que à partida seriam aquilo a que o português chama de "pincel".

Todo o staff foi bastante prestável em ensinar-nos os passos a dar e em elucidar-nos, pelo que uma passagem por este stand vai certamente ser produtiva. O serviço mais procurado tem sido a ativação da chave móvel digital e têm passado por aqui públicos bastante diferentes, maioritariamente entre os 20 e 0s 40 anos.

É a segunda vez que o gov.pt está no NOS Alive, tendo também marcado presença no Primavera Sound, onde realizou mais de 500 serviços. O primeiro dia do Alive foi, dizem-nos, "um sucesso total" para este portal com mais de 1300 serviços públicos.

Porquê estar num festival de verão? Pela necessidade de levar o gov.pt para fora dos sítios habituais e para onde as pessoas estão, de modo a mostrar que é fácil resolver serviços públicos.