Catarina Furtado anunciou esta quarta-feira, 11 de novembro que voltou a ser reconhecida com o prémio "Comunicação Lusofonia". A apresentadora de televisão, atriz e embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População partilhou a sua felicidade por receber esta distinção. "Recebi mais um prémio! Não é um prémio qualquer. Trata-se do prémio Comunicação Lusofonia". Catarina confessou ainda que "é uma enorme honra receber esta distinção na categoria de comunicação".
Às suas palavras, a apresentadora juntou um vídeo de agradecimento, onde explica a razão de "ter ficado tão orgulhosa". "Até porque eu comunico há quase 30 anos para o nosso Portugal, mas também um bocadinho para o mundo. E faço-o através da televisão, da rádio, da imprensa escrita, do teatro, do cinema, até enquanto embaixadora do Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População, um cargo voluntário, ou em quanto presidente e fundadora da associação sem fins lucrativos à Associação Corações com Coroa" acrescentou.
Na sua publicação, Catarina Furtado explicou ainda o significado e a importância da comunicação. "Para mim, comunicar vai muito para além da minha profissão. É uma condição enquanto mulher, enquanto cidadã, enquanto até mãe. E vai para além da minha profissão, porquê? Porque, de facto, comunicar para mim é partilhar, é convocar os outros para causas comuns, é alertar, é colocar um altifalante, um holofote, um microfone junto daqueles cujo as vozes nós, normalmente, não conseguimos ouvir porque não lhes damos a oportunidade de serem ouvidas".
Catarina Furtado foi distinguida com o prémio "Comunicação Lusofonia" na IV edição dos "Prémios da Lusofonia". O evento premiou 14 personalidades e instituições do mundo lusófono. Além de Catarina Furtado, Nuno Nina, com o prémio Lusofonia 2020 na área Ciência e Saúde; Igor Marchesi, na área Moda e Estilismo; Rui Nabeiro, na área de Ação Empresarial; Nú Barreto, da Guiné-Bissau, nas Artes Plásticas; Ana Elisa Afonso, na área Educação; Olinda Beja, na Literatura; Cláudia Alencar, em Teatro e Cinema; Matias Damásio, na área Música; Ana Paulo Loborinho, na área da Cidadania; Dom Duarte de Bragança, na área de Especial Lusofonia; José Maria Neves, no prémio carreira e ainda o Instituto Imamat Ismaili, na área especial de Instituição Internacional.
Recorde-se que Catarina Furtado é casada com o ator João Reis com que tem dois filhos: Maria Beatriz, de 14 anos e João Maria, de 13.