Esta quarta-feira, 25 de agosto, Catarina Furtado celebra 49 anos. A paixão pela televisão nasceu depois de se formar na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, que certamente contribuiu para manter a boa forma física ao longo dos anos.

Catarina Furtado começou a sua carreira na RTP, quando foi selecionada para apresentar o programa de música "Top +". Mas ficou naquela estação durante pouco mais de um ano, até que Maria Elisa a chamou para a SIC. Ali, apresentou o maior fenómeno que impulsionou as audiências da estação, o talent show "Chuva de Estrelas", em 1993. O sucesso foi tanto junto do público que passou a ser chamada de "namoradinha de Portugal".

No anos seguintes, mudou-se para Londres com o objetivo de estudar representação. Mas rapidamente voltou à terra que a viu nascer. Catarina Furtado regressou ao canal de Francisco Pinto Balsemão para apresentar a gala dos "Globos de Ouro", onde permaneceu para fazer alguns filmes e integrar outros projetos de ficção. No entanto, o regresso à RTP acabaria por acontecer

Ativismo e o percurso na RTP

Em 2000, Catarina Furtado foi nomeada embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA). E desde aí que fez do ativismo o seu caminho não só nos programas que apresenta, mas também na vida e no relacionamento que tem com os outros.

A quarentena de... Catarina Furtado. "Sinto-me frustrada por querer ajudar mais
A quarentena de... Catarina Furtado. "Sinto-me frustrada por querer ajudar mais
Ver artigo

A apresentadora da estação pública já conduziu programas como o "The Voice Portugal", "Chef's Academy" ou "As Idades da Inocência". Em 2018, foi escolhida para apresentar o Festival Eurovisão da Canção, que se realizou em Portugal, juntamente com Daniela Ruah, Sílvia Alberto e Filomena Cautela. Atualmente conduz o formato do primeiro canal da estação pública de televisão, "É Urgente o Amor".

Os cuidados com a saúde e alimentação

O rosto do primeiro canal já escreveu vários livros, bem como "O Que Vejo e Não Esqueço" ou "Adolescer é Fácil Só Que Não". Neste último, inspira qualquer um a conhecer-se verdadeiramente, no seguimento de todo o trabalho que tem feito na associação que fundou, Corações Com Coroa, com o objetivo de promover a cultura de solidariedade, igualdade de género e inclusão social.

Assim, a apresentadora tem aproveitado para transmitir ensinamentos de cuidado e autoestima, muito ligados à preservação da vida saudável, algo que segue com muito afinco.

Casada com o ator João Reis desde 2005, a apresentadora tem dois filhos: Maria Beatriz, de 15  anos e João Maria, de 13.

Percorra a galeria para ver como Catarina Furtado evoluiu ao longo dos anos.