Catarina Furtado vai subir ao palco principal da Web Summit, o maior evento tecnológico da Europa, para falar sobre os direitos humanos das mulheres. Numa conversa moderada por Charlotte Jee, jornalista da "MIT Technoly Review", a revista de tecnologia do Instituto de Tecnologia de Massachussetts, nos EUA, Furtado vai marcar presença enquanto Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) pelas 16h10 de 3 de novembro.

Durante a conversa, que contará ainda com a presença de Sofia Nunes, cofundadora da Mambu, será abordado o papel fundamental das novas tecnologias no combate à desigualdade, à intolerância e às discriminações de género em todo o mundo.

Para isso, Catarina Furtado sublinhará a importância de se dar palco a cada vez mais vozes, facto que as novas ferramentas digitais permitem — especialmente em comunidades ou países em que o discurso é condicionado ou restrito.

Cristina Ferreira é oradora principal da Web Summit. "Hoje é um dia feliz"
Cristina Ferreira é oradora principal da Web Summit. "Hoje é um dia feliz"
Ver artigo

Mas a conversa, que deverá ocupar cerca de 25 minutos do palco principal, vai abordar ainda a relação que existe entre o ativismo feminista e as redes sociais. Neste sentido, Catarina Furtado aproveitará para apelar para que o universo do digital seja, cada vez mais, uma das ferramentas capazes de tornar o mundo num lugar mais justo e igualitário.

“Não nos deixemos aprisionar pelas frases curtas e pelo número de caracteres, pelos slogans que acabam ao serviço de populismos. Ser feminista é ser informada e ser solidário, apoiar outras mulheres, não só enquanto vítimas, mas também enquanto pessoas com direitos, capazes de exercer lugares de liderança e inovação", diz a apresentadora e embaixadora de Boa Vontade do UNFPA em comunicado.

Esta nova edição da Web Summit, a primeira em formato presencial desde o início da pandemia, vai ocupar o Altice Arena, em Lisboa, entre 1 e 4 de novembro.

Além de Catarina Furtado, estão também confirmados outros oradores como Cristina Ferreira, o ator de "A Guerra dos Tronos", Nikolaj Coster-Waldau, a humorista Amy Poehler ou Craig Frederighi, vice-presidente do departamento de Engenharia de Software da Apple.

A lista completa de oradores pode ser consultada no site oficial do evento.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.