Morreu o chef português Michel da Costa, pai do também cozinheiro e empresário Olivier da Costa. Michel da Costa morreu esta sexta-feira, 18 de março, aos 77 anos, conforme avançado pelo grupo de restauração Olivier. Não se conhece até ao momento a razão da morte.
“Celebrizou-se em Portugal perante várias gerações com os seus programas televisivos na RTP no final da década de 1970 e nos anos 80, bem como na SIC, nos anos 90”, refere o grupo num comunicado a que a CNN Portugal teve acesso. Um dos filhos do chef, Olivier da Costa, já fez também uma publicação a despedir-se do pai.
"Foste hoje e foi melhor assim, fica a memória dos teus dias de glória e de família e é como eu gosto de me lembrar de ti. Podíamos ter sido muito fortes juntos, mas destino decidiu irmos cada um para seu lado. Ficas na minha memória como o melhor chef de sempre em Portugal, um mentor e um professor. Je t’aime papa RIP", pode ler-se na descrição.
A publicação faz-se acompanhar de fotografias de vários momentos da vida de Michel da Costa, alguns ao lado dos três filhos, Olivier, Nathalie e Sofia Costa.
O chef Michel da Costa nasceu em Marrocos e a carreira na cozinha, com formação francesa, ficou marcada por vários feitos: na década de 1970 foi distinguido pelo Guia Michelin na década de 1970 e mais tarde, na altura da inauguração da Ponte Vasco da Gama, em 1998, conseguiu com que uma mesa de 5.040 metros na qual se serviu feijoada entrasse no Livro de Recordes do Guinness.
Também foi “responsável pelo banquete de entrada de Portugal na União Europeia (então CEE)” e “representou o País em várias ocasiões em cidades como Viena, Nova Iorque, Rio de Janeiro, Maastricht e Sidney”, lembra o grupo de restauração Olivier.