Devido a uma “região depressionária complexa”, a chuva veio fazer uma visita pelo menos até quinta-feira, 9 de fevereiro. Os distritos de Lisboa, Setúbal e Beja foram colocados em aviso amarelo no início desta quarta-feira, 8, devido à chuva forte acompanhada de trovoadas ocasionais. Já Guarda e Castelo Branco estão na mesma situação, mas devido a “queda de neve acima dos 700/800 metros, com acumulação acima dos 1000 metros”.
A partir de quinta-feira, o comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma melhoria da temperatura, excetuando para a região sul, que se encontra sob aviso laranja (risco moderado a elevado) devido à agitação marítima, e onde se antecipam aguaceiros fortes. Esta situação irá piorar, com ondas de Sudeste entre os 1,5 a 2,5 metros, que vão aumentar de forma gradual para 2,5 a 3,5 metros.
De acordo com o "Público", durante a noite desta quarta-feira existe ainda a previsão de queda de neve a partir dos 400 a 600 metros de altitude no norte do país com a probabilidade de neve na Serra de São Mamede.
Já para sexta-feira, o IPMA prevê na generalidade do país um "céu pouco nublado ou limpo", apenas com uma leve descida da temperatura e geada nas zonas do interior norte e centro. No sábado, haverá céu pouco nublado ou limpo, esperando-se períodos de maior nebulosidade na região Sul até final da tarde. No domingo, espera-se uma ligeira subida da temperatura, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste a partir da tarde.