Este fim de semana será marcado por mais uma tempestade. A depressão Eowyn deixou sob “alerta vermelho” a Irlanda e partes do Reino Unido, e o nosso País vai sofrer com alguns efeitos colaterais.
Em Portugal continental prevê-se agitação marítima forte a partir da tarde de sexta-feira, 24 de janeiro, até ao final da tarde de sábado, 25 de janeiro, tendo sido emitidos avisos amarelos tanto para a agitação marítima, como para o vento e precipitação em alguns distritos, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). No arquipélago da Madeira, a depressão Eowyn não se deverá fazer sentir.
No sábado, podemos contar então com céu muito nublado, períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros de norte para sul, a partir da madrugada, e sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, a partir da manhã.
No domingo, o cenário não será muito diferente. O céu estará geralmente muito nublado, com abertas na região sul, e haverá períodos de chuva no litoral norte, que se estendem gradualmente ao interior norte e região centro, sendo mais provável na região sul, no final do dia. Nos arquipélagos, o céu estará geralmente muito nublado, com períodos de chuva.
A zona litoral estará, no geral, sob aviso amarelo para a agitação marítima, no sábado, 25 de janeiro. As previsões do IPMA indicam que vai chover por todo o território nacional. No que diz respeito às temperaturas, as máximas serão de 9ºC na Guarda, sendo esta a mais baixa, seguindo-se Bragança com 11ºC. Faro terá a temperatura máxima mais alta, 20ºC, seguindo-se de Sagres, Setúbal e Santarém com 18ºC. No Porto estarão 14ºC, já em Lisboa, 16ºC. Nos arquipélagos, as máximas vão estar entre os 22ºC, no Funchal, e os 18ºC, em Ponta Delgada.
Em relação às temperaturas mínimas, a mais baixa será na Guarda, 2ºC, seguindo-se Bragança, com 3ºC, Guarda, com 4ºC, e Vila Real, com 5ºC. A mínima mais alta fará sentir-se em Setúbal e Sines, 11ºC. Nos Açores e na Madeira, as temperaturas mínimas não serão tão baixas. No arquipélago da Madeira, as temperaturas mínimas serão de 16ºC e 17ºC, em Porto Santo e no Funchal, respetivamente. Nos Açores, Angra do Heroísmo contará com a temperatura mais baixa, 12ºC, e Horta e Santa Cruz das Flores, terão a mínima mais alta, 20ºC.
No domingo, 26 de janeiro, a chuva e os aguaceiros continuam um pouco por todo o País, à exceção de na Madeira, que contará com céu nublado marcado por nuvens altas em Porto Santo e céu parcialmente nublado, no Funchal.
No território continental, as temperaturas máximas vão rondar os 11ºC, na Guarda, e os 19ºC, em Braga e Leiria. Em Viana do Castelo, Aveiro, Santarém, Lisboa, Sines e Beja a temperatura máxima será de 17ºC. Na Madeira, a máxima será de 22ºC. Nos Açores, será de 18ºC em Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores e de 19ºC na Horta e Ponta Delgada.
No que diz respeito às temperaturas mínimas, a mais baixa fará sentir-se em Viseu e na Guarda, 1ºC, segue-se Bragança, com 3ºC, Vila Real, com 4ºC, e Castelo Branco, com 5ºC. Porto, Aveiro e Lisboa podem contar com 11ºC, e Setúbal com 12ºC, sendo esta a temperatura mínima mais alta.
Na Madeira, as mínimas serão de 18ºC, no Funchal, e de 17ºC, em Porto Santo. No que diz respeito aos Açores, a mínima mais alta será em Ponta Delgada, 14ºC, as restantes ilhas ficarão pelos 12ºC.