Parece que finalmente o calor veio para ficar. No entanto, com as temperaturas mais elevadas vem também um risco acrescido no que diz respeito à exposição aos raios UV. Por isso, esteja a par das recomendações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e aproveite o bom tempo, mas protegido. 

De acordo com o IPMA, Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e dos Açores estão esta sexta-feira, 23 de maio, e no fim de semana, 24 e 25 de maio, em risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta, sendo que a ilha Terceira, nos Açores, é a única região do País que escapa a um nível muito elevado, ficando-se pelo elevado. 

Para se proteger, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera recomenda que utilize óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, protetor solar e guarda-sol e que, se possível, evite a exposição solar das crianças. 

No que diz respeito a temperaturas, no sábado, 24 de maio, as mínimas no continente vão oscilar entre os 9ºC, em Bragança, e os 16ºC, em Faro e em Setúbal. Já as temperaturas máximas vão rondar os 22ºC, em Aveiro, e os 31ºC, em Beja. Em Lisboa, poderá contar com 29ºC de máxima e 16ºC de temperatura mínima. 

Vem aí o calor. 5 restaurantes onde pode comer peixe e marisco à beira-mar este fim de semana
Vem aí o calor. 5 restaurantes onde pode comer peixe e marisco à beira-mar este fim de semana
Ver artigo

No arquipélago dos Açores, o céu estará muito nublado e poderá contar ainda com períodos de aguaceiros fracos. No entanto, nem tudo está perdido. As temperaturas mínimas serão de 16ºC em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo e de 17ºC em Santa Cruz das Flores e Horta. Já as máximas oscilam entre os 20ºC, em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, e os 22ºC, na Horta. 

No arquipélago da Madeira, a previsão aponta para períodos de céu nublado, aguaceiros fracos e vento fraco a moderado. No Funchal as temperaturas vão variar entre os 19ºC e os 25ºC e em Porto Santo entre os 18ºC e os 23ºC. 

No domingo, 25 de maio, em Portugal continental, poderá contar com o céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade no interior Norte e Centro durante a tarde. Haverá uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões do interior Norte e Centro e uma pequena subida da temperatura máxima no Algarve. Assim, as temperaturas mínimas vão oscilar dos 10ºC, em Bragança, aos 18ºC, em Faro. No que diz respeito às máximas, estas vão dos 21ºC, em Aveiro, aos 31ºC em Castelo Branco. 

Nos Açores o cenário é semelhante ao de sábado: períodos de céu muito nublado e aguaceiros fracos. Com as temperaturas mínimas a rondarem os 15ºC, em Ponta Delgada, e os 17ºC, em Santa Cruz das Flores. Já as máximas serão de 20ºC, em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, e de 23ºC em Santa Cruz das Flores e Horta. 

Por fim, no arquipélago da Madeira, poderá contar com períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado na vertente sul da ilha e com vento fraco a moderado. O IPMA prevê também temperaturas mínimas de 17ºC e máximas de 26ºC, no Funchal, e de 23ºC, em Porto Santo.