Depois das tréguas que existiram na véspera e no dia de Natal, com muita neblina mas sem vestígios de chuva, a viragem do ano vai estar acompanhada com chuva. Se o plano para os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro era ir para a rua bater panelas e a passear à beira-mar, o melhor será pensar duas vezes, já que a chuva (apesar de fraca) vai voltar ao País, especialmente na região Norte, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
No sábado, dia 30, dia em que se começam a preparar as festividades, existirão períodos de chuva fraca nas regiões Norte e Centro, e o vento será forte a partir da parte da tarde. Também existirão períodos de nebulosidade matinal e geada de norte a sul do País, com tendência a diminuir gradualmente ao longo do dia, com as temperaturas a oscilarem entre os 0ºC em Castelo Branco e os 18ºC em Sagres e Setúbal. Em Lisboa e no Porto, o céu estará "geralmente muito nublado", com períodos de chuva fraca e com as temperaturas a variarem entre os 8ºC e 16ºC em Lisboa e os 11ºC e 14ºC no Porto.
Já no domingo, no último dia do ano, está prevista uma "pequena descida da temperatura mínima" em todo o País, com o céu a continuar "muito nublado" e com períodos de chuva regulares, em especial nas regiões Norte e Centro. A madrugada de domingo continuará a ser muito fria, e, durante o dia, as temperaturas permanecerão muito baixas no interior, com as máximas a atingir entre os 7ºC e os 13ºC. No entanto, no resto do País as máximas deverão registar uma ligeira subida e, regra geral, as temperaturas variarão entre 13ºC e 18ºC, como tem acontecido durante a semana. Ainda assim, a partir das 6h do dia 31 e até às 3h do dia 1 de janeiro, a costa litoral (com especial foco em Viana do Castelo, Braga, Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra e Lisboa) vai estar sob aviso amarelo, devido à agitação marítima.
Para quem vai passar esta passagem de ano nas Ilhas, não tem que se preocupar com o frio, já que, no dia 31, a temperatura mínima na Madeira são 16.ºC, e a máxima 21.ºC, e nos Açores vão oscilar entre os 11.ºC e os 18.ºC. No entanto, a chuva fraca vai-se estender até ao arquipélago da Madeira, com aguaceiros durante todo o dia.
De momento, o que o IPMA prevê para segunda-feira, o primeiro dia do ano, são "períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado ou limpo na região Sul durante a tarde". Será possível a ocorrência de precipitação na região Norte e a formação de gelo ou gelada no interior Norte e Centro do País, com as temperaturas a variarem entre os 9.ºC e os 14.ºC no Porto. Já na capital, a mínima será mais baixa, podendo chegar aos 7.ºC.