Foram encontrados os destinos mais difíceis de pronunciar do mundo e Portugal faz parte da lista. A conclusão é da Bolsover Cruise Club, uma agência de cruzeiros britânica, que questionou cerca de duas mil pessoas sobre cidades onde já tenham estado em férias. O objetivo passava por perceber de que pratos típicos gostaram, que atrações mais as tinham surpreendido e que frases tiveram dificuldade em replicar na oralidade.

A investigação, publicada no final de setembro de 2019, não deixa margens para dúvidas: das duas mil pessoas inquiridas, mais de 88% não conseguiu dizer o nome de uma cidade portuguesa que foi listada nos 15 destinos do mundo mais complicados de pronunciar — Guimarães.

Mas as conclusões do estudo não se ficam por aqui e cerca de 42% de turistas referiram ter sentido uma enorme barreira linguística em alguns destes destinos na altura de pedir informações importantes sobre a viagem ou até mesmo a estadia.

Torres Vedras vai ter a primeira praia onde os cães podem andar livremente
Torres Vedras vai ter a primeira praia onde os cães podem andar livremente
Ver artigo

Face aos resultados obtidos, Michael Wilson, diretor da agência de cruzeiros britânica, a Bolsover Cruise Club, explicou que aprender o idioma de um novo destino para o qual se viagem é sempre uma boa ideia na tentativa de eliminar algumas destas barreiras que, por vezes, se revelam autênticos obstáculos.

"Dominar o idioma nacional do destino para ao qual se viaja é sempre uma boa forma de impressionar os cidadãos locais, mas nem sempre se acerta. Estes dados revelam que há pessoas que não conseguem pronunciar os nomes de destinos turísticos ou monumentos populares independente da sua proximidade com o local", revela.

E se Ptuj, na Eslovénia, foi considerado o destino mais difícil de pronunciar, com uma taxa de voto situada nos 92%, Rijeka, na Croácia, não ficou atrás — com um terceiro lugar garantido pelos 84% de pessoas que revelaram ter problemas em pronunciar o nome. Guimarães ficou em segundo lugar.

Mostramos-lhe a lista completa com os 15 destinos mais difíceis de soletrar do mundo.

  1. Ptuj, Eslóvenia
  2. Guimarães, Portugal
  3. Rijeka, Croácia
  4. Skopje, República da Macedónia
  5. Oaxaca, México
  6. Sitges, Espanha
  7. Blumefontaina, África do Sul
  8. Liubliana, Eslovénia
  9. Gstaad, Suíça
  10. Taormina, Itália
  11. Llanelli, País de Gales
  12. Breslávia, Polónia
  13. Lesoto, África do Sul
  14. Tijuana, México
  15. Taipei, Taiwan

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.