Novembro vai despedir-se com chuva e dezembro vai chegar com ainda mais aguaceiros. Esta quinta-feira, 30 de novembro, há 13 distritos do continente em aviso amarelo, que é emitido quando existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Beja, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal e Viseu estão sob este alerta até às 15 horas desta quinta-feira devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte e persistente.
Évora e Beja assim continuarão até às 21 horas, e em Faro é expectável que esta precipitação se mantenha até às três da manhã de 1 de dezembro, assim como informa o "Público", citando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A Proteção Civil já se pronunciou.
Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, cheias provocadas pelo transbordo do leito de rios e ribeiros, deslizamentos e derrocadas, devido à chuva forte e ao vento.
Esta quinta-feira chove em todo o País, inclusive ilhas. Na sexta-feira, no continente, só não chove em Bragança, na Guarda, em Castelo Branco, em Lisboa e em Santarém. No sábado a chuva irá abrandar e apenas afetar o Porto, Viana do Castelo, Aveiro e os Açores.
A previsão do IPMA para o primeiro dia de dezembro é de "descida de temperatura" e de "chuva na região sul, mais intensa no Algarve até início da manhã, e aguaceiros fracos no norte e centro". Para sábado, o céu estará "pouco nublado ou limpo", com "aguaceiros dispersos".
No domingo, o último dia do fim de semana prolongado, voltará a nebulosidade, bem como os "períodos de chuva nas regiões norte e centro, estendendo-se à região sul no final do dia". No fundo, nos próximos dias, é melhor andar sempre com o chapéu de chuva consigo.