Há mais 30 mortes e 847 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta terça-feira, 9 de março, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico.

No Hospital de Santa Maria estiveram já internadas nos cuidados intensivos pediátricos dez crianças e jovens com Síndrome Inflamatória Multissistémica (pós-covid). Marisa Vieira, diretora da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) pediátricos, explica, em declarações à Lusa, que esta síndrome é como uma resposta exagerada do sistema imunitário associado à infeção por Sars-Cov-2 e tem aparecido cerca de quatro semanas após a infeção. Segundo Marisa, "a maioria destas crianças foram assintomáticas". 

"All Together Now". Programa enfrenta surto de Covid-19 no Brasil
"All Together Now". Programa enfrenta surto de Covid-19 no Brasil
Ver artigo

No total dos dez casos, quatro aconteceram já em 2021, e as crianças precisaram de internamento "porque tiveram falência cardíaca importante" e houve ainda um caso mais grave em que o doente teve de estar ligado ao ECMO (sistema que pode substituir os pulmões e o coração), notícia esta terça-feira, 9 de março, o "Diário de Notícias".

À Lusa, a diretora da Unidade de Cuidados Intensivos, referiu ainda que a criança mais nova internada com esta síndrome tinha sete anos e a mais velha 17. Devido à ausência de sintomas associados à COVID-19, nenhuma das crianças apresentava teste positivo realizado anteriormente e foi apenas através da análise serológica no hospital que se percebeu que tinham tido contacto com o vírus. "O que havia era infeção anterior em contexto familiar, com pais ou avós que tinham sido positivos ao novo coronavírus quatro a seis semanas antes", afirmou Marisa Vieira.