Portugal regista já 25.524 infetados e 1.063 mortos pelo novo coronavírus. São estes os novos dados avançados pela Direção Geral de Saúde (DGS) no boletim epidemiológico desta segunda-feira, 4 de maio. Estes números representam um aumento de cerca de 0,9 % de infetados, enquanto as vítimas mortais registadas são mais 20 do que as registadas ontem.

Como está a ser o controlo do uso de máscaras no metro, barcos, comboios e autocarros
Como está a ser o controlo do uso de máscaras no metro, barcos, comboios e autocarros
Ver artigo

Estes números são atualizados num dia em que as medidas de confinamento são aliviadas. O estado de emergência deu lugar ao estado de calamidade e com isso vieram novas medidas de alívio para vários setores do comércio. A juntar a isto veio também a obrigatoriedade de usar máscara nos locais públicos como supermercados, farmácias ou transportes públicos.

Esta obrigação levou a que várias pessoas tenham sido barradas à porta do metro da estação do Cais do Sodré, em Lisboa, esta segunda-feira, 4 de maio, refere o "Observador". Apesar de quase não haver azáfama, houve pessoas que não levaram máscaras e que por isso não puderam entrar na estação. Ainda assim, a maioria parece estar a cumprir com as medidas, referem alguns polícias neste local entrevistados pelo mesmo jornal. Também na estação de Sete Rios, várias pessoas foram proibidas de passar por não terem a máscara obrigatória.

Já no Porto, na estação da Trindade, uma mulher foi multada por recusar a usar máscara. Foi multada em 60€, caso pague o valor nas próximas duas semanas. Caso contrário, o valor da coima pode ir dos 120 aos 350 euros.