Está a ver o mau tempo que se fez sentir desde o início da semana? Bom, parece que vai regressar – e ainda mais forte. É culpa da tempestade Éowyn, que vai deixar vários distritos do continente, bem como os arquipélagos da Madeira e Açores, sob aviso amarelo, previsto para sexta-feira, 24 de janeiro, e sábado, 25, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Assim sendo, Porto, Aveiro, Viana do Castelo e Braga vão estar ao abrigo deste aviso entre as 18 horas de sexta-feira e a meia-noite de sábado, por causa da chuva. Contudo, a capital também não se livra deles. Isto porque o aviso amarelo também se aplica a Lisboa, assim como a Leiria, Viana do Castelo, Faro, Setúbal, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga, mas por causa da agitação marítima, até às 18 horas de sábado.
O que é que isto significa? Bem, o IPMA diz que podemos esperar por "períodos de chuva, em especial no Minho e Douro Litoral e a partir do final da tarde" de sexta-feira, que vem de mãos dadas com "vento por vezes forte no litoral e terras altas do Norte e Centro", a par da tal "agitação marítima forte" e de "céu geralmente nublado".
No que diz respeito às temperaturas, na sexta-feira, 24, as máximas estarão compreendidas entre os 8ºC (Guarda) e os 17ºC (Faro) – e as mínimas vão ser mais baixas que 5ºC, nem mais altas que 13ºC. Lisboa e Porto vão ficar-se pelos 15ºC de máxima, enquanto Setúbal vai contar com 16ºC. Já as mínimas vão ser de 8ºC, 10ºC e 7ºC, respetivamente.
No sábado, 25, o cenário não muda muito de figura. O IPMA dá conta de que estão previstos aguaceiros, que se tornarão "gradualmente fracos e pouco frequentes a partir do meio da manhã". O vento continuará "forte no litoral oeste e nas terras altas até ao final da manhã", mas nem tudo é mau: apesar de se esperar uma "pequena descida da temperatura mínima", está prevista uma "pequena subida da temperatura máxima".
Por isso, as máximas vão chegar aos 20ºC, como acontece em Faro, e não vão ser mais baixas que 10ºC, no caso da Guarda. Quanto às mínimas, estas vão fixar-se entre os 2ºC (Guarda) e os 11ºC (Faro). Lisboa e Setúbal vão ter máximas de 17ºC e 19ºC, respetivamente, e o Porto vai ficar-se pelos 15ºC.
A tempestade Éowyn poderá ser, de acordo com o site LusoMeteo, a tempestade mais forte nos últimos 100 anos nas Ilhas Britânicas, por onde o coração da mesma vai passar – embora haja dúvidas ainda na trajetória exata da depressão. Em Portugal, serão apenas sentidos apenas os efeitos mais leves.